COMUNICADO COMUNICADO Continue Lendo
04/12/2024
A Diretoria-Executiva do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – Sindepojuc/MT parabeniza a escrivã Kênia Fernandes pelo trabalho de conclusão do curso de pós-graduação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Com o tema “Descumprimento de medidas protetivas de urgência: a importância da utilização de recursos tecnológicos para prevenir e reprimir esse tipo penal”, o trabalho foi um dos selecionados para apresentação durante o Encontro de Conclusão das Pós-graduações Renaesp 2024, que acontece nesta semana, no Ministério da Justiça, em Brasília.
Kênia ingressou na Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – PJC/MT em 2016, atualmente, está lotada na Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa - DHPP de Rondonópolis, mas já atuou na Delegacia da Mulher. Foram 18 meses para desenvolver o trabalho, que reforça a importância do combate à violência doméstica, abordando sobre o descumprimento de medidas protetivas.
“Estou muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho. Fiz um levantamento sobre a importância dos recursos tecnológicos na prevenção e repressão do crime de descumprimento de medidas protetivas. Focando na relevância, na proteção e comprovação da materialidade e autoria nos inquéritos policias. Então, é uma verdadeira honra pela oportunidade de dar voz em defesa das mulheres em vulnerabilidade, um assunto que cada vez mais tem inovações das penalidades devido ao crescimento da violência de gênero. Poder contribuir com sugestões simples, mas que salvaram muitas dessas vítimas é muito bom. Grata pelo reconhecimento do Sindepojuc que nos proporciona e incentiva aprimorar nossos conhecimentos continuados, visando resultados positivos efetivamente no atendimento real às vítimas”, afirmou Kênia.
Participam do encontro os alunos que concluíram o curso de pós-graduação ofertado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do MJSP. O corpo discente do curso é formado por profissionais de segurança pública de todo o país.
“Para o Sindepojuc é motivo de orgulho todo o trabalho desenvolvido por nossa filiada Kênia. Parabenizamos pela iniciativa e desejamos muito sucesso. É mais um trabalho que vai contribuir, sobremaneira, às ações desenvolvidas no combate à violência doméstica”, reconheceu a presidente do Sindepojuc, Cecília Monge.
ARTIGO - O artigo deu ênfase à importância da utilização de ferramentas tecnológicas para a prevenção, repressão e o combate ao crime de descumprimento de medidas protetivas de urgência, conforme a Lei Maria da Penha. O trabalho traz dados estatísticos relativos ao uso de ferramentas tecnológicas mais recorrentes nos inquéritos policiais nos crimes dessa natureza, ocorridos nas cidades de Maceió (AL) e Rondonópolis (MT), no período de um ano, compreendendo 1º de julho de 2022 a 30 de junho de 2023.
O também será marcado pelo Seminário “Crime Organizado e os desafios para a democracia brasileira" e o lançamento da nova edição da Revista do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Mais informações
Assessoria de Imprensa
Fone: 65-99952-1211
Itimara Figueiredo