Primeira mulher à frente da PJC/MT destaca ações por melhorias nas delegacias

08/03/2023

Ela também fala sobre o trabalho de valorização das equipes e importância da policial civil

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março, o Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – Sindepojuc/MT, fez questão de ouvir a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – PJC-MT, Daniela Silveira Maidel, primeira mulher a assumir o comando da instituição, em janeiro deste ano.

Logo que assumiu o cargo, Maidel recebeu a visita de cortesia do presidente do Sindepojuc, escrivão Juliano Peterson. Momento em que recebeu as boas-vindas e debateu as pautas importantes à categoria, como a unificação das categorias de escrivães e de investigadores.

“Estamos felizes em ter uma mulher à frente da diretoria da Polícia Civil. Por isso, neste dia 8 – Dia Internacional da Mulher e, em nome da doutora Daniela Silveira Maidel, parabenizamos todas as escrivãs da Polícia Civil de Mato Grosso que desempenham brilhante trabalho à sociedade, conciliando, muitas vezes, à jornada de mães e esposas. Todo nosso respeito e admiração!”, afirmou Peterson.

Com agenda cheia por causa dos inúmeros eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher, Maidel agradeceu o reconhecimento ao seu trabalho e que sempre a questionam sobre o fato de ser a primeira mulher no comando da PJC.

“Me perguntam muito sobre essa situação de eu ser a primeira mulher a assumir a PJC, só que eu não tenho todo esse mérito, mas quem tem todo esse mérito são as investigadoras, as escrivãs, as delegadas, que lá atrás, quando era muito malvisto uma mulher na polícia, uma mulher em cargo de direção, não pouparam esforços e nem coragem para assumir suas posições. Então, elas têm que ser admiradas nesse momento”, disse a delegada-geral.

Considera interessantíssimo falar sobre os direitos da mulher, para atualizar, especialmente, à luta da não violência contra a mulher. Daniela defende que mais que comemorar o Dia da Mulher, a questão é de reflexão sobre onde a sociedade está errando. “É preciso educação, conscientização, mais que leis duras e delegacias, a gente precisa conscientizar crianças e adultos para mudar esse cenário com altos índices de violência contra a mulher”, completou.

Contudo, ela destaca que a PJC tem uma tradição muito grande no combate à violência doméstica e nos últimos anos tem feito importantes investimentos na área, como botão do pânico, medida protetiva online. “Também estamos providenciando boas instalações para as delegacias, viaturas descaracterizadas, para que a vítima seja transportada, tanto para o IML (Instituto Médico Legal), quanto para a retirada de pertences de forma mais discreta, isso é muito importante. Então, vamos trabalhar no intuito de sempre melhorar o trabalho dessas equipes”, garantiu a delegada.

Ressaltou que os sindicatos que representam as três categorias da PJC: escrivães, investigadores e delegados, são muito atuantes; estão sempre muito próximos e trabalham pela valorização da mulher. “A mulher na Polícia Civil é muito importante porque traz uma visão diferente, por vez, com mais empatia, por vez com mais força. Então, trabalhamos sempre no sentido de valorização da policial civil. Temos escutados tantos relatos tão bonitos da participação da mulher e a Polícia Civil tem que fazer a sua parte”, destacou Daniela Maidel.

Ao encerrar a entrevista, Maidel fez questão de assegurar ao Sindepojuc que a parceria com os escrivães continua, assim como com os demais sindicatos, que se mostram muito atuantes.

“Estão sempre atentos, lutam por melhorias, pela colocação da mulher, mas isso não pode ser só do sindicato, só da diretoria, só de uma regional, tem que ser no contexto geral”, concluiu, ao acrescentar que no ano passado muitos avanços foram registrados, com investimentos recorde na área de Tecnologia e de Infraestrutura. “E espero que esse recorde seja superado e que possamos ter um ambiente cada vez melhor para receber a nossa população”.