COMUNICADO Nota de Pesar: Julia Zomer Continue Lendo

Escrivão do Dia - Conheça Davi Nogueira

01/11/2017

O Presidente do Sindepojuc fala um pouco de sua vida pessoal

Com o intuito de reverenciar cada profissional Escrivão, que comemora o Dia do Escrivão em 05 de novembro, o Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil – Sindepojuc começa hoje (01.11), o quadro especial “Escrivão do Dia”. Do dia 1º ao 30 deste mês, será publicada aqui a história de vida de alguns escrivães, cada um com suas particularidades e experiência dentro ou fora do trabalho, uma forma de aproximar mais a instituição dos colegas e para estrear o quadro, o Escrivão do Dia é o presidente do Sindepojuc, Davi Nogueira. Confira:

 

Fale sobre você?

Davi Padilha Nogueira, filho de Geraldo Padilha Nogueira (in memorian) e Judith de Oliveira Nogueira. Tenho 44 anos, sou separado e pai da Larissa, de 23 anos, e Nicole, de 14. Larissa se formou em direito recentemente.

 

Pratica algum esporte?

Procuro correr pelo menos duas vezes por semana.

 

Como se mantem informado?

Eu leio de tudo, mas tenho evitado aprofundar nas notícias de política e de justiça, pois por enquanto só temos tido decepções. Essas informações destroem o dia de qualquer um.

Gosto muito de ler sobre tecnologia e ciência, essas sim são áreas que tem trazido boas novas.

Tem ocorrido descobertas incríveis na área de Medicina, da tecnologia e da ciência, principalmente da Astronomia e, essas boas notícias têm sido negligenciadas em razão do excesso de notícias ruins das áreas já citadas.

Na Medicina há importantes e inovadores tratamentos para diversos cânceres e a cura da Aids está bem próxima. Estão próximos de criar uma nova vacina para o combate à Tuberculose, para Malária e para diversas doenças que a muito tempo perturbam a população.

Recentemente, li que descobriram uma substância que devolve a cor natural dos cabelos, isso muito me interessa – risos.

Na tecnologia, as notícias sobre a evolução da Inteligência Artificial (IA) e a robótica ao mesmo tempo são fascinantes e aterrorizantes. Pensar na evolução que teremos quando a IA estiver bem desenvolvida é algo fantástico e ao mesmo tempo aterrorizador, pois ainda temos guardado na mente as imagens de filmes onde as maquinas adquiriram a consciência. 

Na astronomia, está havendo uma explosão de notícias boas. Perguntas seculares estão sendo respondidas agora. Ainda esse ano ou no início do ano que vem será divulgada a primeira imagem de um buraco negro. Para quem tem um pouco de conhecimento na área, sabe o quão espetacular é isso.

 

O senhor falou da robótica e da IA, o que pensa dessas tecnologias para o futuro do trabalho?

Acho que boa parte do trabalho humano será substituída por essas tecnologias nos próximos 30 anos. Várias profissões serão extintas.

Laboratórios de exames médicos, por exemplo, serão raros, pois a maioria dos diagnósticos poderão ser feitos em casa através de aplicativos de celular ou através de algum aparelho portátil que coletará uma gota de sangue ou um pouco de saliva e dará o diagnóstico de centenas de doenças.

Na área de Segurança Pública, as rondas policiais serão feitas por drones comandados por controle remoto ou até por IA.  Será muito mais barato para o Estado investir nisso. Esses drones não cansam, não precisam dormir e nem comer, não precisam de férias e não recebem salários.

Os interrogatórios serão feitos pela IA, que será capaz de detectar na mesma hora se o suspeito está ou não falando a verdade.

Tudo isso trará um desemprego em massa e acho que esse número assustador de pessoas acabará sendo empregado pelo estado, porém com salários ínfimos e para fazerem serviços de manutenção da robótica e da IA.

É parecido com o que já ocorre hoje nos pequenos municípios, onde as prefeituras empregam quase toda a população para que não haja desocupados na cidade.

 

Essas previsões não são um tanto fantasiosas?

No passado, quase todos que tentaram prever o futuro erraram feio, porém hoje com a quantidade de informações que temos disponíveis, a possibilidade de uma visão futurística certeira é maior.

Sei que parece ficção científica e um futuro distante, mas estou falando isso com base em análises das notícias sobre o avanço nas áreas de robótica e IA.

E no mais, Stephen Hawking e Elon Musk têm mostrado a mesma preocupação sobre esse assunto.

O que gosta de assistir?

Séries, documentários e filmes.     

   

Cite algumas series que tem assistido?

Mindhunter, Stranger Things, House of Cards, Tales by Light, Narcos,  Game of Thrones,  Break Bad e outras dezenas

Gosto também de assistir series ou filmes que tratam sobre a natureza selvagem.

 

O senhor assiste novelas ou outro programa na TV aberta?

Já assisti no passado, quando não havia outras opções, mas, agora, com a popularização dos canais pagos e de serviços como a Netflix, não vejo razão para assistir a programação da TV aberta. Às vezes, passo meses sem ver Globo ou qualquer outro canal semelhante. Novelas são um desserviço para a população. Quando fico sabendo de uma informação importante que passou na TV aberta, assisto pela internet.

 

Que time torce?

Não torço pra time nenhum, não perco meu tempo com esse “circo” "que os homens armaram pra me convencer”. 

Raramente assisto futebol, mas quando o faço, não torço pelo time, mas torço pra ver as belas jogadas. Não sofro pelo futebol.

Pra mim não interessa quem está ganhando ou perdendo, desde que os jogadores mostrem o motivo de valerem milhões.

 

Qual a sua bebida favorita?

Água – risos. Não bebo nada alcoólico

 

Sempre foi assim?

Não, essa foi uma decisão que tomei para minha vida a mais de uma década. Nunca fui de beber muito, tomava uma ou duas latinhas de cerveja nos finais de semana. Meu pai foi alcoólatra durante muito tempo e isso fez minha familia sofrer muito.

Quando vi minhas filhas crescendo, percebi que precisavam de um bom exemplo e resolvi ser esse exemplo. Me propus a demonstrar que não é preciso estar sob efeito de álcool para se divertir.

... não é preciso estar sob efeito de álcool pra se divertir. 

Elas podem até agirem diferente, mas agora elas têm uma referência para decidirem o que é melhor para a vida delas.

 

Que tipo de música gosta?

Ouço desde Marisa Monte a AC/DC. Atualmente tenho curtido Motorhead, U2, AC/DC, Metallica, Linkpark.

 

Gosta de música sertaneja?

O problema não sou eu,  mas sim meu carro, ele tem alergia a musica sertaneja, toda vez que toca ele começa a falhar e então, para evitar que eu fique a pé eu não ouço - risos

 

O senhor é religioso?

Religioso não, mas sou um cara espiritualizado. Sei de minha obrigação com ser humano. Procuro fazer o meu melhor todo dia para colaborar na evolução da humanidade.