COMUNICADO COMUNICADO Continue Lendo
12/04/2025
Os escrivães Cecília Monge (presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – Sindepojuc/MT) e Osiel Araújo (diretor-tesoureiro do Sindepojuc) representaram a categoria no XXVI Congresso Nacional da Cobrapol, realizado de 09 a 12 de abril, em Salvador/BA.
Com palestras de renomados especialistas, o primeiro dia foi marcado por importantes abordagens: ‘Combate ao Crime Organizado com Foco na Realidade do Estado da Bahia’, com Marcelo Werner, secretário de Segurança da Bahia. Na sequência, ‘Migração do Crime Organizado para as Plataformas Digitais’, com o oficial da PCSE, Wagner Lucena. E Integração: Ferramenta Eficaz no Combate ao Crime Organizado, com Antônio Flávio, coordenador da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – FICCO.
Já no segundo dia, a imersão trouxe à tona atividades e palestras voltadas à mulher policial, da Diretoria de Assuntos da Mulher Policial, da Cobrapol, com foco no enfrentamento à prática de assédio moral e sexual na Polícia Civil e os cuidados com a saúde física e mental dos policiais civis no Brasil, com as mediadoras Aline Risi e Ana Carla Souza.
Oportunidade em que a Diretoria-Executiva do Sindepojuc/MT reforçou seu compromisso com o combate ao assédio no ambiente policial. Para Cecília Monge, debates sobre o assunto é fundamental à instituição de medidas que garantam um espaço de trabalho mais justo, ético e seguro para todos, especialmente, para a mulher policial.
A segunda palestra do dia: O Combate aos Assédios Moral e Sexual, à Importunação e ao Abuso de Autoridade no âmbito da Polícia Civil da Bahia, com Ana Carla Souza e Luciene Rodrigues. Na pauta também: A importância dos cuidados com a saúde física e mental dos profissionais das forças de segurança pública. Além da palestra: Temas Jurídicos Relevantes de Interesse da Cobrapol, com os advogados Fabrício Aquino e Miguel Ferreira.
“São temas relevantes que ajudam a aprimorar o nosso trabalho. Por isso, encontros como esses são essenciais para a troca de experiências, atualização sobre as inovações. Um dos temas, sobre o combate ao assédio chamou muito a atenção. O Sindepojuc está à disposição para fazer esse enfrentamento de combate ao assédio no ambiente de trabalho. É importante que quem esteja passando por isso recorra ao sindicato, denuncie”, afirmou a presidente, ao destacar que o congresso enriquece o conhecimento, com a troca de ideias para otimizar cada vez mais o trabalho, garantindo os direitos dos policiais civis.
“É uma oportunidade de aprendizado a mais, pois sempre podemos acrescentar e, quem sabe até implementar as ideias em nosso estado. Foi uma imersão de muita informação que vamos levar para Mato Grosso”, disse o escrivão Araújo.
Outro ponto de destaque foi a prestação de contas da diretoria da Cobrapol, e a 5ª Eleição Complementar para os cargos não preenchidos em processo ordinário/ complementar da Cobrapol e posse dos novos diretores (Amapá, Maranhão e Pernambuco).
O congresso também ofereceu palestras sobre os seguintes temas: A Experiência do Apoio dos Sindicatos de Policiais Civis a Membros da Categoria no último pleito eleitoral; Alternativas e Soluções para Maximizar o Número de Filiados aos Sindicatos, com o diretor de Assuntos Parlamentares da Cobrapol. Alex Galvão. Implementação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis nas Unidades da Federação, com os mediadores Adriano Bandeira, Jânio Barbosa, Valmir Donato, Bruno Viegas e Odair Ozame; além dos mediadores: Giancarlo Miranda e Humberto Mileip.
Mais informações
Assessoria de Imprensa
Fone: 6599952-1211
Itimara Figueiredo