Delegada-geral debate projetos com sindicatos dos Escrivães e dos Investigadores

05/01/2023

Nomeação de aprovados; reconhecimento dos policiais e qualificação profissional estiveram em pauta

Os presidentes do Sindepojuc, escrivão Juliano Peterson (Sindicato dos Escrivães), e do Sinpol-MT, investigador Gláucio Castañon (Sindicato dos Investigadores), se reuniram com a delegada-Geral da Polícia Judiciária Civil - PJC/MT,  Daniela Maidel, nesta quarta-feira (04), na sede da diretoria da PJC. Na pauta, a relação da nova gestão com as entidades de classe e a nomeação dos aprovados no último concurso da Polícia Civil.

Numa conversa amistosa, houve o reconhecimento do trabalho desenvolvido por Peterson e Castañon, bem como à expectativa das entidades por um excelente trabalho a ser desempenhado pela delegada e demais diretores.

Dentre os assuntos abordados pelos sindicatos e esclarecidos pela delegada, o reconhecimento dos policiais civis com a concessão de medalha por mérito. A delegada-Geral revelou que irá entregar medalhas a todos os policiais civis que estiverem aptos, conforme legislação em vigor, a partir de março. “Todos que estiverem aptos deverão passar pelo crivo do Conselho Superior de Polícia (CSP). Os primeiros indicados já foram aprovados e receberão suas medalhas ainda no primeiro trimestre deste ano. A cada nova reunião, novos indicados passarão pela análise dos conselheiros”, disse Maidel.

Outro assunto tratado foi a qualificação de escrivães e investigadores. Maidel revelou que conta com recursos garantidos para a qualificação dos policiais, incluindo tiro tático e abordagem. “Para a qualificação dos profissionais esperamos o apoio dos sindicatos na divulgação e convencimento à participação nos cursos disponibilizados pela entidade”, explicou Maidel.

“A qualificação dos policiais é uma necessidade constante de qualquer profissional da Segurança Pública. É inadmissível que um escrivão ou um investigador, que vivencia diariamente o uso de armas de fogo ou o atendimento ao público, fique sem o devido treinamento”, analisou Peterson.

Outro assunto abordado se refere ao aumento do efetivo. Para isso, uma comissão de aprovados no último concurso foi convidada pelos sindicatos para apresentar suas demandas. Daniela Maidel afirmou que, a princípio, o planejamento do governo seria nomear 90 policiais, sendo 45 escrivães e 45 investigadores, número que foi aumentando gradativamente no ano passado. “O Dr. Mário Dermeval conseguiu convencer os entes governamentais sobre a necessidade de aumentar o número de nomeações, sempre prezando pelo mesmo número de escrivães e de investigadores. Foi um trabalho enorme de convencimento, mas que surtiu efeito. Não posso garantir o número, mas nossa expectativa é de que sejam 290 novos policiais”, disse a delegada-Geral.

Peterson, por fim, disse que se dispõe a dialogar com a Diretoria na melhoria do produto final da entidade que é a investigação policial e a satisfação da sociedade mato-grossense. “É natural que nossas demandas, como representantes de classe, nem sempre tenham respaldo pela Diretoria. Mas o importante é manter o diálogo, sem confrontos. Os sindicatos sempre estarão dispostos ao bom entendimento e à negociação”, finalizou Peterson.