Sindepojuc recorre e PJC vai resguardar dados pessoais de escrivães

20/07/2023

Decisão foi dada nesta semana e visa dar mais segurança aos policiais na rotina de trabalho

Registro Geral e CPF dos escrivães de Polícia Civil de Mato Grosso serão resguardados. A decisão é da Diretoria-Geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – PJC/MT, comandada pela delegada Daniela Maidel, assinada nesta semana, em atendimento ao Ofício 014/2023 do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil – Sindepojuc/MT.

O sindicato considera mais um grande avanço para esses profissionais que atuam com o Sistema GEIA. E, antes, tinham os números dos seus documentos expostos nos protocolos de ocorrências. A partir de agora, os números serão protegidos com asteriscos.

O presidente do Sindepojuc, escrivão Juliano Peterson explicou que ao perceber que os dados pessoais dos filiados estavam sendo excessivamente expostos, decidiu agir prontamente. E buscou mais segurança para o exercício das atividades, uma vez que, envolve potenciais riscos de contato com estelionatários e pessoas de índole duvidosa. Ele também mencionou a Lei Geral de Proteção de Dados que normatiza sobre informações sigilosas e pessoais e, por isso, pediu o anonimato das peças produzidas pelo Sistema GEIA.

“Solicitamos à Diretoria da Polícia Judiciária Civil a ocultação dessas informações sensíveis. Ficamos imensamente satisfeitos com a resposta positiva que recebemos da equipe liderada pelo Delegado Geral Adjunto, Rodrigo Bastos da Silva. Seu comprometimento e pronto atendimento foram fundamentais para garantir a proteção dos nossos filiados. Então, expressamos nosso reconhecimento a toda à equipe do Dr. Rodrigo Bastos da Silva por fortalecer essa parceria e contribuir para um ambiente mais seguro para nossos associados. Nosso propósito é continuar zelando pelo bem-estar e pela integridade de todos aqueles que confiam no Sindepojuc”, garantiu Peterson.

Dessa forma, a PJC reconhece a importância da divulgação restrita de dados dos seus servidores, de forma a limitar a divulgação ao mínimo necessário de exposição de dados, conforme documento assinado pelo delegado-geral adjunto Rodrigo Bastos da Silva.