Um ano de muito trabalho à frente do Sindepojuc

02/05/2022

Luta segue firme para atingir todas as metas da Diretoria-Executiva

O último dia 30 de abril marcou um ano da atual Diretoria do Sindepojuc. Neste período, não economizamos a manga de camisa e fizemos todo o possível para honrar o nosso compromisso com a classe Escrivão de Polícia.

No princípio, baseamos nosso trabalho em quatro pilares básicos: educação, lazer, saúde e profissional. Para os três primeiros, buscamos parcerias que pudessem ser úteis aos nossos filiados. Assim foi com a UNIC, o clube da Assefaz e com a psicóloga Rosana Trevisan entre outros.

Já o avanço no pilar profissional foi mais complicado. Tivemos que ‘construir pontes’, que foram necessárias para que pudéssemos avançar em nossos objetivos.

Primeiramente, estabelecemos relações mais próximas com os demais sindicatos da Polícia Civil, visto que os objetivos eram bastante similares. Isso fortaleceu as nossas reivindicações e tornou o nosso trabalho mais efetivo.

Ao mesmo tempo, buscamos aproximação com a Diretoria da Polícia Judiciária Civil e obtivemos voz ativa entre os Diretores e no Conselho Superior de Polícia. Nossas pautas passaram a ser defendidas e a contar com o apoio da administração da instituição. A nosso pedido, foram criadas comissões para debater a reestruturação do cargo de escrivão e a reformulação das atribuições das carreiras aumentando a sua complexidade e, em decorrência, a importância do cargo. A atuação conjunta do sindicato e da Diretoria da PJC provou-se ímpar na aprovação e regulamentação do sobreaviso, do Programa de Policiais Civis Aposentados e da Etapa Alimentação.

Ainda com o intuito de defender os interesses da classe, realizamos diversas reuniões com os Secretários de Segurança Pública, de Planejamento e Gestão e da Casa Civil, além de deputados estaduais, federais e senador, confirmando a importância do diálogo.

O fortalecimento institucional também ficou evidente com a eleição de nossos diretores para cargos estratégicos na Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte – FEIPOL-CON, passando a ter poder decisório sobre assuntos regionais que envolvem a categoria policial civil.

Além de tudo isso, obtivemos sucesso em várias ações judiciais a favor dos Escrivães de Polícia como a suspensão da cobrança de contribuição previdenciária sobre cargos em comissão e o pagamento de DGA a escrivães-chefes.

Em resumo, este primeiro ano de muitas conquistas e conseguimos pôr em andamento ou cumprir mais de 60% do que prometemos fazer durante a campanha eleitoral para o sindicato. Sabemos que existem arestas a serem aparadas e muito trabalho pela frente, mas os esforços que a Diretoria faz em benefício da classe são proporcionais aos desafios.

Para o próximo ano, esperamos contar com o apoio, sempre presente, de toda a classe dos Escrivães de Polícia nos desafios que enfrentaremos, fortalecendo o nosso sindicato e, consequentemente, toda a nossa classe. Àqueles que ainda não fazem parte dessa vitoriosa história, pedimos o voto de confiança e a sua filiação; os que já fazem parte dela, nossos singelos agradecimentos e o compromisso de que juntos faremos muito mais.

Juliano Peterson
Presidente do Sindepojuc