COMUNICADO Nota de Pesar: Julia Zomer Continue Lendo

Sindicatos se unem para confeccionar máscara para policiais civis

26/03/2020

Decisão foi tomada após confirmação da diretoria da PJC sobre dificuldades para oferecer EPIs à categoria

Sindicatos que representam as três categorias que compõem a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – PJCMT, Sindepojuc - Escrivães, Sinpol – Investigadores e Sindepo – Delegados, vão adquirir cerca de 3,5 mil máscara para proteger os policiais durante o enfrentamento de combate à pandemia do coronavírus. 
A decisão foi tomada após confirmação do delegado Geral Adjunto da PJC, Gianmarco Paccola Capoani, sobre as dificuldades para adquirir os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, durante reunião nesta quarta-feira (25), quando também falaram sobre a publicação, até amanhã, da nova portaria sobre medidas temporárias de prevenção ao coronavírus no âmbito da PJCMT. 
De acordo com o presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil – Sindepojuc, Davi Nogueira, a expectativa é que em 10 dias as máscaras estejam prontas, já que devido à grande demanda não há no mercado a pronta entrega. Dessa forma, elas serão feitas de tecido tricoline e distribuídas para todos os policiais civis. 
Davi destaca que o momento é de muita cautela diante do avanço da Covid-19, doença altamente contagiosa que coloca o mundo em alerta e já atinge Mato Grosso. Reforça que o trabalho policial não pode parar. Daí a importância da força-tarefa para criar alternativas que ajudem a proteger também os policiais. 
“Ontem, nos passaram a informação de que não tem máscara em lugar nenhum. Mesmo que o estado queira adquirir,  fornecedores não estão conseguindo atender a demanda. Já foi feito pedido pela Secretaria de Gestão, mas não tem previsão de chegada do produto. Então, decidimos tomar essa atitude e estamos fazendo diversos orçamentos para que, no máximo 10 dias, consigamos entregar máscara em todo Mato Grosso”, explicou Davi Nogueira, ao acrescentar que durante a reunião foram informados de que já está sendo distribuído álcool e governo providencia luvas.
Portaria – A nova portaria sobre as medidas de prevenção a Covid-19 se faz necessária diante do atual cenário epidemiológico de Mato Grosso. Ela substituirá a Portaria 39/2020/ DGPJC/ EXT, que reafirma a importância da manutenção dos serviços públicos da PJC e normatiza, dentre outras ações, o regime de teletrabalho e condições de atendimento ao público.
Também participaram o chefe de gabinete da diretoria da PJC, delegado Newton Camargo Braga; a presidente do Sindepo, delegada Maria Alice Barros Martins Amorim; a presidente e o vice-presidente do Sinpol, Edleusa Mesquita e Gláucio Castañon, respectivamente.