Sindicatos e governo selam parceria para debater assuntos da PJC

30/08/2022

Encaminhamento foi feito durante reunião do governador com representantes dos escrivães e investigadores

As diretorias do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso – Sindepojuc/MT e do Sindicato dos Investigadores de Polícia – Sinpol/MT foram recebidas pelo governador Mauro Mendes, nesta segunda-feira (29/08), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Na pauta, a participação dos sindicatos da Polícia Judiciária Civil nos assuntos de interesse institucional.

Momento em que o governador se mostrou satisfeito com a disposição das entidades para o debate e enumerou os avanços do governo à Segurança Pública, como a aquisição de viaturas novas, armamentos e equipamentos de proteção mais modernos. Além disso, Mendes disse que alterou a data-base para a recomposição salarial de maio para janeiro. E que pagará a Revisão Geral Anual - RGA de forma regular.

Ao destacar a importância da aproximação dos sindicatos ao governo em defesa dos interesses da categoria, o presidente do Sindepojuc, escrivão Juliano Peterson, reconheceu que apesar das dificuldades econômicas iniciais, a Polícia Judiciária Civil avançou em vários aspectos no atual governo e que os dois sindicatos estão dispostos a contribuir, para melhorar o atendimento à sociedade mato-grossense.

“Nós, escrivães e investigadores, somos a ponta de lança da PJC. Sabemos bem quais as dificuldades enfrentadas pelo servidor no dia-a-dia e nossa participação nos debates não pode ser ignorada. O governador Mauro Mendes foi receptivo quanto a isso e se comprometeu a manter portas abertas para futuros entendimentos”, assegurou Peterson.

Para o investigador Gláucio Castañon, presidente do Sinpol-MT, o debate passa pela questão da valorização da categoria. “Hoje, temos um abismo que separa as funções de investigador, de escrivão e de delegado. A aprovação do projeto de reestruturação salarial, apresentado pelo Sinpol-MT e Sindepojuc, irá diminuir a distância entre os cargos constituintes da carreira de policial civil e valorizará a função que desempenhamos”, afirmou Castañon.

O agendamento da reunião foi articulado pelo vereador de Lucas do Rio Verde, investigador Wlad Mesquita e o senador Fábio Garcia, que se colocaram à disposição para futuras tratativas. “O apoio de lideranças como essas às entidades de classe é fundamental à abertura de relações com o governo. Se antes, isso estava distante, agora torna-se realidade para os escrivães e investigadores. Agradeço o apoio e, com certeza, continuaremos o trabalho em conjunto para avançarmos ainda mais”, finalizou Peterson.

Fones: 3028-5224