Sindicatos debatem saúde mental com diretoria da PJC/MT

16/05/2023

Diretoria assegurou melhorar o local de atendimento psicossocial e facilitar o acesso dos servidores

Representantes dos três sindicatos dos servidores que compõem a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – PJC/MT: Escrivães, Investigadores e Delegados, debateram sobre saúde mental dos policiais civis, com a Delegada Geral Dra. Daniela Maidel, na última segunda-feira (15/05), no gabinete da Diretoria da PJC/MT.

Há tempos os sindicatos vêm alertando para a deterioração das condições de trabalho e saúde dos servidores, que enfrentam o acúmulo de trabalho e elevada carga horária. A preocupação aumentou ainda mais, acerca da segurança nas unidades policiais, diante dos fatos lamentáveis ocorridos nos estados do Ceará e em São Paulo, neste mês, onde policiais cometeram atrocidades contra seus próprios colegas de trabalho.

Para o presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – Sindepojuc/MT, escrivão Juliano Peterson, o acúmulo de trabalho e de função têm elevado os riscos de saúde para esses profissionais e reflete no aumento do número de servidores afastados do trabalho.

“Dentre os escrivães de polícia, temos notado que o baixo efetivo é um importante fator de desgaste do profissional, o que tende a gerar conflitos no próprio ambiente de trabalho e familiar. E ninguém consegue manter por muito tempo uma jornada tão elevada. Então, estamos otimistas com os encaminhamentos dessa reunião, para que as ações melhorem a assistência à saúde mental”, alertou Peterson.

É que durante a reunião, a delegada-geral Daniela Maidel, garantiu que a Coordenadoria de Gestão de Pessoas já está tomando providências para levar assistência psicossocial aos servidores.

“Identificamos que havia uma resistência de  o servidor buscar ajuda aqui na sede da Diretoria. Em razão disso, estamos retirando o Apoio Psicossocial daqui e levando para outro imóvel, a ser divulgado em breve, de forma que possamos minimizar o receio do nosso servidor em buscar esse tipo de ajuda”, garantiu Maidel.

A coordenadora de gestão de pessoas, Luciani Barros, afirmou que está assumindo a tarefa de estender esse atendimento no interior do estado. “Nossa coordenadoria é pequena, mas temos o compromisso de atender a Capital e o interior, levando assistência a todos os nossos profissionais da Polícia Civil”, afirmou.

Também participaram o diretor-tesoureiro do Sindepojuc, Osiel Araújo; Glaucio Castanon, presidente do Sindicato dos Investigadores - Sinpol/MT e Maria Alice Amorim, presidente do Sindicato dos Delegados - Sindepo/MT.