Sindepojuc reforça importância do aumento no efetivo da PJC

04/04/2023

Também alerta sobre aumento da criminalidade e defende condições adequadas de trabalho para os novos escrivães

A população mato-grossense passará a contar com mais 120 novos escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. No total, o governador Mauro Mendes anunciou aumento do efetivo com mais 980 profissionais para compor os quadros da Segurança Pública de Mato Grosso.

Para o presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil – Sindepojuc/MT, escrivão Juliano Peterson, a nomeação dos novos profissionais é uma conquista importante para a categoria e para a Segurança Pública de Mato Grosso. No entanto, ele ressalta que o número de 120 novos escrivães não é suficiente para atender às necessidades do Estado, que vem sofrendo com o aumento da criminalidade e a complexidade das investigações policiais.

"Reconhecemos o esforço do governo em nomear novos escrivães de Polícia, mas é importante lembrar que a demanda por serviços de segurança pública é cada vez maior, e que precisamos de mais profissionais para garantir uma atuação efetiva e de qualidade", afirmou Peterson.

Os agentes realizaram concurso público de cadastro de reserva, em 2022 e serão convocados por ordem de classificação. A lista dos classificados ainda não foi divulgada. Nesta segunda-feira (03), o assunto foi tema de audiência pública, realizada pelo deputado Elizeu Nascimento, no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Com a consolidação do chamamento do governo, passarão a integrar as forças de Segurança: na Polícia Militar, 515 novos soldados, 30 oficiais e 5 médicos; na Polícia Civil, 180 investigadores, 120 escrivães e 15 delegados; e nos Bombeiros 100 soldados e 15 oficiais.

Peterson destaca a importância de garantir condições adequadas de trabalho para os novos escrivães, incluindo treinamento de qualidade, remuneração justa e equipamentos de proteção individual.

"Não basta apenas contratar novos escrivães, é preciso oferecer condições adequadas de trabalho e investir em capacitação e valorização profissional para que esses servidores possam desempenhar suas funções de forma eficiente e segura", ressaltou Peterson.

Também pontuou que o Sindicato dos Escrivães de Polícia reconhece a nomeação dos novos profissionais como um avanço, mas que vai continuar cobrando do governo medidas concretas para garantir a segurança pública e a valorização dos servidores da área.