Sindepojuc destaca formatura de escrivão no 3º Curso de Operações Policiais

25/04/2023

Fagner Araújo dos Santos está entre os 15 formandos

Com muito esforço e dedicação, o escrivão Fagner Araújo dos Santos se formou no 3º Curso de Operações Policiais - COP, realizado pela Gerência de Operações Especiais, da Polícia Civil de Mato Grosso, em parceria com a Academia de Polícia (Acadepol). Iniciativa comemorada pelo Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil – Sindepojuc/MT.

Com 240 horas de duração, o curso incluiu testes de aptidão física e técnica, além de instruções como: patrulha urbana e rural, abordagem policial, tiro, técnicas verticais, helitransportado e planejamento operacional.

O presidente do Sindepojuc, escrivão Juliano Peterson prestigiou a formatura, com a entrega de brevês e diplomas, nesta segunda-feira (24.04), na Acadepol, em Cuiabá.

E considera a conclusão desse curso uma conquista significativa para qualquer policial, independentemente de sua função ou tempo de atividade. Pois, segundo Peterson, participar e concluí-lo é uma demonstração de comprometimento com a profissão e um esforço para aprimorar as habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as mais diversas situações enfrentadas pelos profissionais da Segurança Pública.

Também destaca que, a participação de Fagner Araújo dos Santos no curso demonstra que a função de escrivão requer habilidades operacionais. “A participação de escrivães de polícia em cursos desta natureza ajuda a valorizar a carreira de escrivão e demonstra a importância que esses profissionais desempenham no trabalho policial”, afirmou Juliano Peterson.

Helic?ptero sobrevoando local com grama e pessoas ao fundoDescri??o gerada automaticamenteFagner Santos disse que o curso agregou muito à sua formação profissional, proporcionando o aprendizado de técnicas importantes como a de tiro e de patrulha e, principalmente, de CQB – Close Quarters Battle, combate em ambientes confinados.

“Os instrutores repassavam as técnicas com muito empenho e comprometimento, e sempre com o foco na preservação da vida do policial, prezando assim pelo controle emocional. Paralelo a isso, o curso foi capaz de desenvolver habilidades pessoais, o turno se tornou uma família, alicerçada no espírito de corpo, disciplina consciente e lealdade. O COP não se limitou em ser apenas um curso de caráter técnico, mas foi muito além, um curso para vida!”, explicou o formando.

Durante o evento, a delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, ressaltou o esforço-concentrado de todos à conclusão do curso e salientou que a formação de policiais mais capacitados é essencial para garantir a segurança e o bem-estar da população, bem como a efetividade do trabalho policial.

“Em resumo, a participação de Fagner no curso de Operações Policiais é uma conquista importante para ele e para a Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, demonstrando o comprometimento e a capacidade dos policiais em participar de atividades de formação e aprimoramento profissional”, finalizou Peterson.

CURSO – Dos 32 inscritos, 15 conseguiram concluir o COP, que contou com policiais civis de Mato Grosso, Pará, Sergipe, servidores da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal de Mato Grosso e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).