COMUNICADO Nota de Pesar: Julia Zomer Continue Lendo

Sindepojuc destaca força-tarefa no combate ao tráfico de drogas no Araguaia

11/10/2023

Escrivã participou do planejamento da Operação Mercadores do Tráfico  

O Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – Sindepojuc/MT reconheceu a importância da força-tarefa que deflagrou, nesta semana, a segunda fase da Operação Ergástulo e Mercadores do Tráfico. Ação que resultou em mandados de prisão e busca e apreensão, que estão sendo cumpridos pela Delegacia de São Félix do Araguaia.

Participam da operação cerca de 80 policiais civis das Delegacias Regionais de Vila Rica, Confresa, Água Boa e Barra do Garças, divididos em 20 equipes, coordenadas pelo delegado Thiago de Souza Meira Silva. Trabalho que conta também com a participação da escrivã Rayane Morbeck, no planejamento operacional, para desarticular uma facção criminosa instalada na região nordeste de Mato Grosso.

O presidente do Sindepojuc, escrivão Juliano Peterson, destacou a importância da união de forças em defesa da população. E o trabalho desenvolvido pela escrivã e toda equipe que ajuda a promover mais segurança à população. “O Sindepojuc fica satisfeito com o resultado desse trabalho árduo, que obteve êxito graças à dedicação incansável de toda a equipe. Parabéns aos envolvidos, especialmente, pela coordenação da nossa filiada, escrivã Rayne Morbeck, que, assim como os demais, não mediu esforços para fechar o cerco e combater o tráfico de drogas”, reconheceu Peterson.

Rayne informou que a operação surgiu no cartório da delegacia, nas oitivas, entrevistas e escutas informais. Foram muitos procedimentos em andamento na delegacia para ajudar na construção dessa investigação. “Durante o levantamento externo identificamos os elementos necessários até a deflagração da operação. Fizemos as oitivas até chegar nos alvos. Montamos uma força-tarefa e o resultado foi a desarticulação de mais uma facção criminosa”, explicou a escrivã.

Rayane também falou sobre a satisfação de participar e obter êxito no resultado. “Fazer parte desse trabalho e estar à frente da equipe, que tem quase 80 policiais, fazendo autos, podendo explicar como funciona e montar todo planejamento operacional, é muito importante. Pois, estar nessa coordenação, enquanto escrivã, foi um ponto importante para o nosso trabalho. Essa visibilidade é boa para incentivar nossos colegas. Nosso trabalho vai além do que fazemos no cartório, é gratificante fazer parte desse trabalho tão rico da Polícia Civil”, explicou a escrivã Rayane.

OPERAÇÃO - São cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva, decretados pela Comarca de São Félix do Araguaia e pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) da Comarca de Cuiabá. As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de São Félix do Araguaia, Confresa e no distrito de Espigão do Leste.

Os alvos identificados nas investigações da Polícia Civil estão envolvidos nos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídio, tortura, porte ilegal de arma de fogo, lavagem de dinheiro e comércio de arma de fogo.

As investigações conduzidas pela Delegacia de São Félix do Araguaia iniciaram há aproximadamente 18 meses para apurar os crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e outros crimes correlatos. A maioria dos investigados possui extensa ficha criminal e são membros “batizados” na facção criminosa.


Mais informações
Assessoria de Imprensa
Fone: 99952-1211