Sindepojuc destaca escrivães homenageados pela SESP

09/12/2021

Profissionais receberam Medalha Mérito da Segurança Pública

A Diretoria-Executiva do Sindicado dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil – Sindepojuc/MT destacou o brilhantismo dos escrivães que receberam a Medalha Mérito da Segurança Pública, da Secretária de Estado de Segurança Pública – SESP, pelos relevantes serviços prestados no combate à redução dos índices de criminalidade monitorados pela SESP. A homenagem foi feita no último dia 6, na sede do Tribunal de Contas do Estado, em Cuiabá.

“É muito importante ver nossos colegas filiados sendo homenageados pelo empenho e dedicação à profissão de escrivão, isso incentiva a categoria a servir cada vez melhor à sociedade e a defender nossos direitos. Estão todos de parabéns!”, disse o presidente do Sindepojuc, Juliano Peterson.

Uma das homenageadas foi a escrivã Rebeca Janaina de Souza. “Fiquei muito feliz com a homenagem. Há cerca de um mês fui mobilizada para trabalhar no Ministério da Justiça, em Brasília, até então estava lotada na Delegacia Regional de Barra do Garças. Lá, dentre as atribuições eu era analista de estatísticas e criminalidade, assessorava as delegacias fazendo levantamento dos índices e organizava operações, ações integradas, inclusive, para a redução de crimes taxados pela SESP”, que exerceu a função de escrivã-Chefe da Delegacia Regional de Barra do Garças.

Maria Aparecida Santana Lucas, também homenageada, está feliz com a conquista. Ingressou na Polícia Civil em 2015, já atuou nas delegacias de Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Guarantã do Norte e, atualmente, está na Delegacia de Matupá, sendo a única escrivã de carreira lotada na unidade.

“Fiquei muito lisonjeada em receber essa honraria, a Medalha da Segurança Pública, ainda mais diante de todos os desafios enfrentados na nossa profissão. A organização e o bom andamento de uma unidade policial dependem muito do escrivão, e ter amor pelo que faz, contribui para que o trabalho seja realizado com dedicação e com resultados satisfatórios. Esta homenagem mostra o reconhecimento pelos serviços prestados à nossa sociedade. Muitas vezes o trabalho policial está associado ao uso da força, entretanto, na maior parte do tempo o policial não necessita fazer o uso desta. Atuando no dia a dia, uma das principais habilidades que devemos ter é a disposição em ouvir atentamente e com paciência as pessoas, mediar conflitos e ter a capacidade de acalmar uma situação para se evitar um dano maior. Não posso ainda, deixar de destacar o trabalho dos meus nobres colegas que atuam na Delegacia de Matupá, pois o trabalho em equipe é fundamental para um resultado de excelência dentro da instituição. Assim, como parabenizar a todos os policiais que atuam na nossa região, pois devido aos esforços de cada um, foi possível alcançar tais resultados como a redução dos índices de criminalidade”, destacou Maria Aparecida.

Prestes à completar 15 anos na PJC, Débora Manciolli atua na Delegacia de Polícia de Barra do Garças e se diz lisonjeada com a medalha. “É muito gratificante porque o serviço do escrivão é imprescindível dentro da delegacia, pois são inúmeras as atribuições e o escrivão trabalha muito. É uma profissão que exige empenho e dedicação. Fico muito feliz de ter esse reconhecimento ao qual estendo essa homenagem a todos os meus coirmãos escrivães, pois somos peças fundamentais e imprescindíveis ao bom trabalho da Polícia Judiciária Civil. Destacando ainda que minha regional ganhou em 1º lugar, em 2020, como a regional que mais solucionou os crimes de homicídios, só tenho a agradecer por esse mérito”.

João Alves Pereira reforçou a importância da união para o trabalho fluir. Experiente, tem 15 anos de profissão, sendo quase sete deles lotado na DERF – Várzea Grande.

“Com certeza me sinto honrado em receber esta honraria de grande representatividade.  Representei os escrivães lotados na Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande que, diante de muito esforço e empenho, contribuíram para o resultado alcançado: 3ª colocação – RISP 2, na redução do índice de Roubos e Furtos. Considero extremamente importante destacar que esta homenagem refere-se a 2020, período bastante conturbado para toda a sociedade, e principalmente para nós profissionais da Segurança Pública. A Pandemia trouxe muitas perdas à Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, de um modo geral, mas também nos fez mais fortes e mesmo diante desse quadro pandêmico, as unidades policiais, em específico a DERFVG, manteve-se funcionando normalmente e todos continuaram se empenhando para fazer o que a sociedade espera da polícia, resolução de crimes, no nosso caso roubos e furtos. Destaco também outro fator complicado pelo qual estamos passando, que é a sobrecarga de trabalho, dando inclusive apoio às Centrais de Flagrantes, após afastamentos e aposentadoria de muitos colegas. Mesmo assim conseguimos alcanças as metas estabelecidas pela DGPJC.

Todos os Escrivães merecem tal honraria, pois há um compromisso de todos para que os crimes sejam resolvidos e assim, a sociedade receba uma merecida satisfação por parte dos órgãos de Segurança”, avaliou Pereira.

Assessoria de imprensa