COMUNICADO COMUNICADO Continue Lendo
09/05/2025
O senador Jayme Campos declarou apoio à luta do Movimento Sindical Unificado, liderado pela Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso (FESSPMT), pelo pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) referente os anos anteriores. A manifestação de apoio ocorreu nesta quinta-feira (8), durante reunião com representantes sindicais no escritório do parlamentar, em Várzea Grande.
Participaram do encontro lideranças do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (Sindepojuc/MT) e de outros sindicatos que integram o movimento. Na ocasião, o deputado estadual Júlio Campos também reafirmou o compromisso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) com a pauta dos servidores públicos.
Uma das principais reivindicações do movimento é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 01/2025, de autoria das lideranças partidárias da ALMT. A proposta altera e acrescenta dispositivos à Constituição Estadual, estabelecendo:
- uma data-base para assegurar a RGA;
- a adoção de um índice regional de inflação que reflita as especificidades econômicas de Mato Grosso;
- a criação de uma mesa permanente de negociação institucional com os servidores.
A PEC está atualmente em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALMT.
“Tivemos mais uma reunião extremamente importante. Esse apoio fortalece nossa mobilização e é fundamental para sensibilizar o governo a quitar a RGA dos anos anteriores”, afirmou Cecília Monge, presidente do Sindepojuc/MT. Ela participou do encontro ao lado do diretor-tesoureiro da entidade, o escrivão Osiel Araújo.
Durante a reunião, foi destacada a importância dos servidores públicos para o desenvolvimento de Mato Grosso. O senador Jayme Campos elogiou a legitimidade do movimento e se comprometeu a intermediar o diálogo com o governo estadual.
“Recebemos nossos valorosos representantes dos servidores públicos do nosso estado, que estão trazendo um assunto muito pertinente que é em relação à possibilidade de se pagar a RGA que não foi paga diante da pandemia. Os servidores precisam ter o devido valor e o que estão pleiteando é mais do que justo. Por isso, estou propondo fazer a interlocução junto ao governador Mauro Mendes, para que ele possa recebê-los e discutir, de forma democrática e transparente, para ver a viabilidade, mesmo que seja parcelada, mas que seja paga a RGA dos servidores, que tanto merecem e contribuem com o desenvolvimento do nosso estado”, assegurou o senador.
O deputado Júlio Campos também reforçou seu apoio: “Estamos ao lado das lideranças sindicais de Mato Grosso nessa reivindicação justa, que já conta com o apoio da Assembleia Legislativa. Esperamos agora contar com o apoio também do senador Jayme. Essa é uma luta de todos nós”.
A presidente da FESSPMT, Carmen Machado, ressaltou o crescimento do movimento sindical, que já reúne mais de 30 sindicatos e associações, com expectativa de ampliar ainda mais sua base.
“Vivemos um momento importante ao pedir apoio ao senador Jayme Campos e ao deputado Júlio Campos para um movimento que é legítimo, justo e respeitoso. Estamos expandindo nossas ações para o interior do estado, em busca de um diálogo social verdadeiro e efetivo. Não estamos em confronto, estamos pelo diálogo”, finalizou Carmen.
Mais informações
Assessoria de Imprensa
Fone: 65.99952-1211
Itimara Figueiredo