Presidente do Sindepojuc destaca avanços no sistema da PJC

01/10/2021

Ferramentas otimizam o trabalho dos policiais nas investigações

O presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – Sindepojuc/MT, escrivão Juliano Peterson, destacou a importância dos avanços no sistema da Polícia Judiciária Civil, apresentado nesta semana, na sede do Sindicato dos Investigadores (Sinpol), em Cuiabá.

Servidores das delegacias do estado tiveram a oportunidade de conhecer os produtos Vinculum 2.0 (atualização do sistema Vinculum) e o Geia App (aplicativo que permite acesso ao sistema Geia pelo celular). Peterson ressaltou que essas duas novas ferramentas desenvolvidas pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), da Polícia Civil, vai auxiliar nas investigações policiais otimizando o trabalho, com eficiência e celeridade.

Durante a apresentação, o destaque para a versão 2.0 do módulo Vinculum, programa usado há quase 10 anos. Essa nova versão atualiza a plataforma com uma tecnologia mais moderna, rápida e robusta.

Segundo o gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Polícia Civil, Ricardo Barcellar, o sistema completa 10 anos em 2022 e estava com uma plataforma defasada, e já não permitia a adequação em vários tipos de telas, seja por aplicativo, computador e também em relação às consultas em diferentes sistemas.

Outra novidade lançada na reunião, foi à nova logomarca do sistema GEIA, que passa a ser denominado de “Geia – Sistemas Policiais”, como parte da modernização da Polícia Civil, uma vez que todos os sistemas estão sendo atualizados.

“O que estamos presenciando é a evolução tecnológica da Polícia Civil. Estamos na vanguarda do Brasil e mesmo os estados mais ricos não tem a estrutura que temos aqui. O Geia representa um grande avanço na lida policial. Há bem pouco tempo fazíamos o nosso trabalho em editores de texto, ou seja, não muito diferente de uma máquina de escrever. Hoje, no mesmo momento em que ouvimos uma pessoa nos cartórios ou lavramos um boletim de ocorrência, temos a possibilidade de levantar informações e realizar prisões”, destacou Juliano Peterson.

SISTEMA GEIA – Criado pelo escrivão Ricardo Barcelar, o Geia é um conjunto de sistemas que tem a finalidade de informatizar a PJC, da parte administrativa à operacional. Entre os seus 18 sistemas, destacam-se três principais e mais conhecidos: Argus (Administrativo), Vinculum (Operacional) e o carro-chefe Cartórium (Inquérito Eletrônico). No ano passado, o Sindepojuc/MT homenageou Barcelar e sua equipe pelo brilhante trabalho que culminou na criação do Sistema Geia, possibilitando a informatização e digitalização da PJC, colocando Mato Grosso em destaque nacional.