Hilda Neratka: aposentadoria e muitos sonhos realizados

04/11/2022

Rotina não faz parte da vida dessa escrivã aposentada. Conhecer o mundo é meta!

Com planejamento e muito foco é possível viver a aposentadoria realizando sonhos. Nesta reportagem, a história da escrivã aposentada Hilda Neratka, viajante apaixonada pela vida, que está sempre pronta para uma nova aventura, seja no Brasil ou exterior, ela garante que não tem rotina.

Natural de Umuarama, no Paraná, a escrivã Hilda se aposentou em 2013, quando atuava na Regional de Sinop, cidade do Nortão de Mato Grosso, onde reside atualmente. Ela não mede esforços para seguir curtindo a vida, com mais intensidade. Garante que com planejamento, força de vontade, é possível realizar sonhos após longos anos de muito trabalho. “Ser aposentada é ter tempo disponível para fazer o que eu quiser. Eu não tenho uma rotina”, comemora.

Tem como meta viajar sempre. Já esteve no Chile, na França, na Itália e na Suíça. Na lista das próximas aventuras estão: Portugal, Grécia, Espanha, Cancun e Egito. “Vamos ver qual será?”, diz a escrivã que ainda não fez a escolha.

Descontraída, Hilda já curtiu o show do Paul McCartney; também esteve no Recife, Paraíba, Alter do Chão, no Pará e Bahia. Neste ano, ela já esteve em Maragogi, no Alagoas, e em Gramado, no Rio Grande do Sul.

“Não ter compromisso de trabalho é excelente, fico em casa de boa, mas sempre estou em Cuiabá e Tapurah visitando a família, curto minhas sobrinhas caçulinhas que sou apaixonada e elas são meus grudes”, se derrete Hilda.

A qualidade de vida sempre esteve na agenda da Hilda, que ingressou na carreira de escrivã em 1984, quando atuou em Juara, época difícil em que era a única escrivã da delegacia. Forte e destemida, superou os desafios profissionais até chegar a sonhada aposentadoria.

“Quando me aposentei passei a ter tempo para me dedicar mais a minha filha, que fazia faculdade de Engenharia Civil em tempo integral; cuidar dos afazeres da casa, cuidar mais de mim e, claro, viajar bastante. Viajar é a minha paixão e o meu nome é pronto!, se diverte.

Para os novatos e da ativa, Hilda Neratka assegura que com empenho e dedicação é possível concluir com sucesso a jornada de trabalho e, depois, colher as benesses advindas com a

aposentadoria. “Colegas escrivães hoje pode lhes parecer longe a data para a aposentadoria, mas logo, logo chegará o momento. E, podem ter certeza de que valerá a pena. Parabéns a todos pelo nosso dia!”

DIA DO ESCRIVÃO - Com mais essa matéria, a Diretoria do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil – Sindepojuc/MT parabeniza os escrivães pelo dia especial – 05 de novembro – Dia do Escrivão. Foram três entrevistados, um escrivão da ativa - https://sindepojuc.com.br/noticia/dia-do-escrivao-muita-experiencia-profissional-e-amigos-na-historia-de-amilton-machado-1, uma aprovada no concurso prestes a assumir o cargo  - https://sindepojuc.com.br/noticia/estreante-na-carreira-sonha-com-a-realizacao-profissional-1 e essa aposentada que coleciona experiências.

“Com a história desses escrivães: do Amilton que está na ativa, da Cristina, novata que está chegando e da aposentada Hilda, o Sindepojuc parabeniza pelo Dia do Escrivão e reafirma o compromisso de lutar por melhorias que garantam uma vida próspera a todos os profissionais. Nosso respeito e admiração por cada um que ajuda a promover Segurança Pública à população mato-grossense”, destaca o presidente do sindicato, escrivão Juliano Peterson.