Gostaria de compartilhar um pouco da minha vivência para que talvez seja motivação para os colegas. Meu nome é Silmara Soares Ribeiro, sou casada há oito anos com o também policial Grauciano Bispo Gomes, que é militar - integração entre as polícias..risos, de Pedra Preta. Porém, trabalho na Delegacia de Poxoréu (120 km), onde me hospedo na casa de familiares. Não tenho filhos e estou há quase três anos Escrivã de Polícia.
Moram em cidades diferentes. Como fazem para driblar a saudade?
Nos falamos por telefone e por mensagens de texto diariamente. Entendemos que a distância não é um empecilho na nossa vida e serve para estreitar ainda mais nossos laços. A confiança é fundamental na relação e o fato de ambos ter trabalho um pouco mais "estressante" nos torna mais compreensivo com as necessidades um do outro.
Uma forma de compensar o fato de ficar tanto tempo longe de casa é que somos caseiros. Gostamos de ver séries, filmes e documentários juntos, regados a pipoca e sorvete.(risos). Normalmente vou em casa a cada 15 dias.
Qual o seu hobby?
Meu hobby favorito com certeza é ler. Talvez seja um pouco de presunção considerar-me uma leitora já que meu número de lidos em novembro/2017 é de 56 livros, mas considero um número "legal" tendo em vista o tempo livre, que não é muito.
Como desenvolveu o prazer pela leitura?
Quando criança, eu ouvia histórias por meio do Rádio e aí já me encantei pelo mundo mágico da leitura, apesar de não possuir muitos livros em casa, já que sou de origem humilde e não tínhamos dinheiro para tal compra. Porém sempre fiz uso da biblioteca escolar da minha escola e pedia emprestado livro em outra escola, onde meus irmãos estudavam. Pois bem, resumindo, os anos se passaram, a leitura ficou "um pouco esquecida" e recentemente, após ter me tornado escrivã, retomei o hábito, que me dá muito prazer.
Nos fale sobre seus sonhos...
O meu sonho "de leitora" é possuir uma biblioteca gigante (sim, sou acumuladora de livros (risos). Atualmente, possuo mais de 100 livros físicos e mais de 200 em livros digitais porque também sou viciada em e-books, sendo que tenho dois e-readers (leitores de livros digitais), de marcas diferentes (necessidade...risos) e sempre estou em busca de aumentar minha coleção de livros.
No momento, apenas eu e alguns amigos próximos usufruimos da "minha biblioteca", mas pelo menos uma vez a cada seis meses eu faço doações de livros que não desejo ter mais na estante, também para dar oportunidade a outras pessoas de apreciarem a leitura. Recentemente doei mais de 20 obras. E também, sempre que posso, presenteio meus sobrinhos com livros. Acredito que "conhecimento é algo que ninguém consegue tirar de você", como diziam meus mestres.
Como criou a biblioteca particular?
A biblioteca particular tomou forma desde que me tornei escrivã, quando passei a investir em livros. Sendo que possuo vários gêneros literários, mas os favoritos são literatura policial, romances de época e chick-list (romances engraçados). Também estou sempre aberta a ler novos títulos. Aproveitando o ensejo, indico uma leitura da qual gostei muito, a trilogia Mr. Mercedes, de Stephen King. Aposto que vão gostar!
Na verdade, o meu desejo é de que quem ler esta história sinta vontade de se dedicar (um pouco que seja) ao hábito da leitura. Porque vejo pessoas que dizem que gostam de ler e que não têm tempo. Acho que é uma questão de prioridade. Eu carrego meu livro mesmo sabendo que posso não ter tempo de ler. Mas, sempre que tenho alguns minutos, me dedico à leitura.
Nos fale mais sobre seus sonhos...
Além de ler (sim, faço outras coisas de vez em quando...risos), gosto de viajar em companhia de meu esposo nas férias. Eu nunca havia saído de Mato Grosso e ano passado conheci o mar e as praias de Alagoas. Neste ano, conheci a cidade de Gramado (dois extremos - calor e frio). Experiência pra vida toda!
Uma viagem que sonho em fazer é para o interior das Minas Gerais e para o deserto do Jalapão. Aliás, quero conhecer o Jalapão há bastante tempo. (risos)
Não costumo passear tanto, mas sempre que podemos saímos para comer. Somos muito caseiros.
Um lugar que indica...
Ah, indico a Lagoa Pedro Viana, em Primavera do Leste. Com certeza o lugar proporciona um passeio agradável no fim de tarde ou uma subida íngreme no Morro da Mesa, em Poxoréu, para ver o nascer do sol. Eu mesma nunca fui, mas já vi fotos espetaculares do passeio.