COMUNICADO Nota de Pesar: Julia Zomer Continue Lendo

Escrivão do Dia - Conheça José Dias Guimarães

09/11/2017

Zé Dias conta um pouco de sua vida e seu talento

Fale sobre você...

Tenho 54 anos, me chamo José Dias Guimarães e tento levar a vida com tranquilidade. Moro no bairro Jardim Novo Horizonte, em Tangará da Serra, sou filho de João Dias Milito e Eunice Ferreira da Silva. Casado com Sônia Guimarães há 19 anos, sou pai de Graciliano,15 anos, e Emiliana, 12 anos. Moramos no bairro Jardim Horizonte, em Tangará da Serra/ MT, frequento academia para o meu bem-estar e, mesmo gostando, deixei de tomar cerveja.

 

O que gosta de fazer fora do trabalho?

Sou escritor e poeta, já publiquei três livros, poesia e infanto juvenil, respectivamente, minhas obras que muito me orgulham: Homenagem às Mulheres; A Tortura dos Peixes e A Praga da Politicagem.

O primeiro livro, escolhi alguns dos poemas e homenageei as mulheres, seres imprescindíveis para a perpetuação da nossa espécie e a melhor de todas as companhias. É a mulher o complemento para o homem ser feliz, formar uma família e outros valores mais.

O segundo e o terceiro fazem parte de uma coleção chamada Vida Cidadã. Essa coleção será composta por 10 títulos, todos já estão prontos, só não consegui editá-los porque fica muito alto o preço de cada livro.

Como foi publicar os três primeiros? Teve alguma dificuldade? Sabemos que em nosso país há falta de incentivos...

Para se ter uma ideia da falta de incentivos, os três primeiros me planejei e arquei com todas as despesas. Por enquanto, não consegui nenhuma editora que mostrasse interesse pelos livros. São temas polêmicos, críticos, que vão de encontro com interesses da maioria dominadora.

Os livros que editei, para que eu pudesse pagá-los e obter algum lucro, teriam que ser vendidos, cada exemplar, de R$ 20 a R$ 30. Valores desestimulantes, principalmente em se tratando de escritor desconhecido.

Como surgiu a paixão pela escrita?

Acredito que foi de ouvir muitas histórias contadas principalmente por minha mãe e posteriormente, antes de aprender a ler, minhas irmãs liam pra eu escutar.

 

Você gosta também de assistir TV?

Sempre que posso assisto documentários sobre animais, histórias da humanidade e, especialmente, sobre ensinamentos acerca da Palavra de Deus, sou membro da Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

Tem algum hobby?

Pra relaxar gosto de passar o tempo tocando violão, ou tentando. (risos)

 

Deixe uma mensagem ao Dia do Escrivão...

Para evoluirmos enquanto policiais e fazermos uma polícia mais independente, teremos que nos enfrentar, cortar na própria carne. Deixar de nos contentar com elogios e exigir que cada policial, dentro de sua carreira, cumpra com suas respectivas atribuições.