COMUNICADO Nota de Pesar: Julia Zomer Continue Lendo

Escrivão do Dia - Conheça Cynthia de Souza Aguiar

15/11/2017

Se cuida Ivete Sangalo

Nos fale sobre você...

Eu me chamo Cynthia de Souza Aguiar, sou carioca nascida no bairro de Cascadura na cidade de Rio de Janeiro/RJ, e moro em Cuiabá há 28 anos. Sou formada em Biologia pela UNIC e em Educação Física pela UFMT já dei aulas como professora concursada pelo Estado, porém após me tornar escrivã de polícia optei por pedir exoneração do cargo de professora, contudo, seguirei sendo professora sempre. Solteira, não tenho filhos, sou filha de Aniede Ferreira de Souza e Etevaldo Moreira Aguiar, moro com minha mãe e ingressei há seis anos na Polícia Judiciária Civil.

 

O que faz quando não está no trabalho?

Eis que sou cantora profissional há 15 anos, sendo prestadora de serviços (vocalista) na Banda Gerasom, cabendo aqui dizer que é muito bem conceituada no que se refere à sua proposta, sendo essa banda baile muito conhecida pelas formaturas que anima e demais eventos realizados. Comecei cantando em igreja, e por indicação do meu irmão Etevaldo (também integrante da banda) comecei a cantar na noite, no palco da Banda Gerasom. No começo era crua de palco, não sabia nada em termos de como me apresentar, e principalmente como entreter o público, mas com o tempo, contando sempre com a ajuda dos outros integrantes da banda, principalmente do meu irmão, consegui superar os desafios, e hoje tenho orgulho em fazer parte da família Gerasom. Recebo todo apoio do meu namorado Rodrigo, que também é vocalista da banda.

 

Olha que interessante, nos fale mais sobre a vida de cantora...

Com o fato de ser cantora de banda baile aprendi a ouvir e cantar variados gêneros musicais, e hoje canto de tudo um pouco: boleros, rock, pop, MPB, sertanejo, funk, forró, axé music, e por aí vai, a lista é grande (risos).

 

Já fez aula de canto?

Nunca fiz aula de canto, vem do coração mesmo, apenas canto com a memória de minhas influências musicais, sendo elas cantoras que admiro, principalmente as que ouvia antes mesmo de começar a cantar profissionalmente, bem como as influências familiares, mãe, pai, irmão e avós. Atualmente, vou a eventuais sessões com uma fonoaudióloga especialista em voz cantada, o meu caso, e com ela aprendo técnicas de aquecimento e relaxamento vocais, bem como aprendo a colocar de forma correta a voz em determinada música, é muito válido e recomendo esse tipo de trabalho para aqueles que tem a voz como meio de trabalho. 

 

Qual o seu gênero musical preferido?

O axé é um dos gêneros de que mais gosto, principalmente pelo ritmo que impera no axé que vem daquele “batuque” (risos), ritmo gostoso que já te convida a dançar, pular e brincar, é algo para cima, bem animado, sobretudo por conta dos intérpretes que o axé tem, não deixando de ressaltar a Ivete Sangalo, a quem tenho muita admiração. Gosto muito também de MPB e Pop internacional, e não curto muito sertanejo e nem o funk, mas respeito quem gosta desses gêneros musicais.

Já participou de algum festival de música?

Certa vez me inscrevi no The Voice Brasil, se eu não me engano foi na terceira edição, o meu vídeo de inscrição foi selecionado, fui para o Rio de Janeiro para a primeira audição, mas não foi dessa vez. Ainda penso em me inscrever novamente, sei lá, só penso mesmo (risos), não sei se realmente me inscreveria de novo. Além dessa tentativa de The Voice, não participei de nenhum festival de música.

Além de Ivete Sangalo, tem outro cantor ou cantora de quem você goste?

Além de Ivete Sangalo, eu gosto muito das vozes de Maria Bethânia, Clara Nunes, Elis Regina, Beyoncé, Whitney Houston, Celine Dion, Adelle, Marisa Monte, Rogério Flausino (vocalista do Jota Quest), Caetano Veloso, Djavan, Roberto Carlos e outros.

Para você, o que é cantar?

Cantar para mim é esquecer os problemas do dia a dia, é um prazer que ajuda a me refazer sempre que preciso, é chegar aos ouvidos e corações daqueles que ouvem o meu canto, levando sempre alegria assim como vontade de dançar e cantar junto comigo. Não descreveria cantar como sendo um hobby para mim, é muito mais que isso. Amo o que eu faço. Sonho sempre seguir feliz como eu sou, e ver a minha família realizada!