COMUNICADO Nota de Pesar: Julia Zomer Continue Lendo

Diretoria do Sindepojuc/MT participa de congresso e avalia resultados

06/06/2024

A Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis e Combate ao Assédio Moral marcou o 25º encontro da Cobrapol

O tema ‘A Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis e Combate ao Assédio Moral’, marcou o 25° Congresso Nacional da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), nesta semana em Brasília. Evento que contou com a participação da presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso -Sindepojuc/MT, Cecília Monge e do diretor-tesoureiro Osiel Araújo. 


“Tivemos uma semana de agenda cheia em Brasília desde a semana passada, quando acompanhamos a votação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis – LONPC. E, nesta semana marcamos presença no congresso da Cobrapol, que promoveu importantes debates sobre o desafio da mulher policial e a LONP. São temas de grande importância para a nossa categoria. E o Sindepojuc seguirá firme acompanhando passo a passo os grandes debates”, afirmou Cecília, ao destacar a importância de temas sobre assédio que orientem a vítima a maneira correta de tomar providências.

Além da prestação de contas e a LONPC, a Cobrapol proporcionou palestras sobre Segurança como Direito Social e o Papel das Polícias Civis, com Renato Sérgio de Lima, diretor-Presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professor do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas EAESP.

Também a palestra sobre Polícia Civil na Força Nacional: que motivação temos para participar?, com Pedro Filipe Cruz Cardoso de Andrade, delegado e coordenador da Polícia Judiciária da Força Nacional.
Outro debate marcante foi sobre a participação de policiais civis na política, com o deputado estadual Ribeiro do Sinpol e Tony Brito.

O encerramento, nesta quinta-feira (06), contou com debates sobre assédio moral e sexual no âmbito da Polícia Civil, com foco na mulher policial, com a diretora de Assuntos da Mulher Policial da Cobrapol, Aline Risie e a presidente do Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná, Eufrásia Campos. E sobre os desafios da mulher policial civil no desempenho de suas atividades, com Luana de Ávila, Maria Carvalho e Valquíria Gil Tisque.

“Mais um congresso enriquecedor para todos os participantes, sempre trazendo assuntos da atualidade que afetam diretamente o dia a dia do policial civil, especialmente a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis”, avaliou o diretor Osiel Araújo. 

A abertura do congresso foi realizada, dia 03, no auditório Nereu Ramos, da Câmara de Deputados do Congresso Nacional. Já nos dias 04 e 05, o encontro ocorreu no auditório do Complexo da Polícia Civil, do Distrito Federal.


Mais informações
Assessoria de Imprensa
Fone: 99952-1211