COMUNICADO Nota de Pesar: Julia Zomer Continue Lendo

Diretoria do Sindepojuc volta a discutir Lei que pretende unificar os cargos de Escrivão e Investigador

14/12/2020

Objetivo é chegar ao consenso e aprovar um texto que atenda às demandas de todas as categorias do país

A diretoria do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – Sindepojuc participou de mais uma importante rodada de discussões em torno da Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil (LONPC), neste fim de semana, em Brasília. O Congresso Extraordinário foi promovido pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis – Cobrapol. 
Representando os escrivães mato-grossenses, o presidente do Sindepojuc, Davi Nogueira, o vice-presidente, Juliano Peterson e o diretor-tesoureiro, Osiel Araújo, defenderam a importância do diálogo para que seja aprovado um texto coerente que atenda às demandas da categoria. 
Tanto que o evento contou com as presenças das lideranças sindicais de todo Brasil. Dessa forma, a Cobrapol vai elaborar um texto para apresentar à Associação dos Delegados de Polícia do Brasil – Adepol e juntos discutirem possíveis ajustes antes da apresentação ao Ministério da Justiça. 
De acordo com Davi Nogueira, chegar ao consenso não será fácil, mesmo que tenham objetivo semelhante de modernizar a Polícia Civil, já que cada estado tem as suas particularidades. “É difícil sintetizar num mesmo texto, por isso é importante manter o diálogo para que haja consenso. “Foram horas e horas de discussão desde a última sexta-feira, encerrando no domingo. Mas, estamos otimistas com o momento importante que vivencia a Polícia Judiciária Civil”, avaliou o presidente.
Em novembro também houve uma rodada de discussões. Agora, segundo Davi, o texto será encaminhado para o setor jurídico da Cobrapol e depois passará pelo crivo das federações, que discutirá com os sindicatos. “Em seguida, será encaminhado à Adepol o texto elaborado com as sugestões de as categorias, para que seja único à PJC e, posterior avaliação do Ministério da Justiça. 
“Não temos previsão de quando será concluído, porém há um desejo e a Cobrapol tem atuado para que aconteça o mais rápido possível. Com certeza, temos novos encontros em Brasília”, destaca Davi.
A LONPC normatiza as diretrizes para as PJCs e a Cobrapol tem o interesse da unificação dos cargos de escrivão e investigador. “Esperamos que a soma de esforços resultará num texto coerente para todos os policiais civis brasileiros”, concluiu o presidente.