Diretoria do Sindepojuc visita Pontes e Lacerda

22/08/2023

Regional enfrenta problemas devido ao baixo efetivo de servidores

Acompanhado do consultor jurídico Heitor Barbosa, o presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso – Sindepojuc/MT, escrivão Juliano Peterson, se reuniu com escrivães e delegados de Pontes e Lacerda, na semana passada. Na pauta, a melhoria das condições de trabalho dos escrivães de polícia e o baixo efetivo na delegacia.

“Pontes e Lacerda faz fronteira com a Bolívia e é rota para o tráfico internacional de drogas. As forças de segurança do Estado têm uma grande atuação no município e a apreensão de entorpecentes é constante. Apesar disso, há na Delegacia de Polícia apenas seis escrivães em um regime de trabalho muito exaustivo. Nossa presença foi para conhecer o trabalho realizado e ajudar na conciliação de forças dessa delegacia”, afirmou Peterson.

A equipe aguarda a lotação dos novos escrivães de polícia, que passam pelo curso de Formação Policial Civil, da Academia de Polícia (Acadepol). A expectativa é que, com o reforço no efetivo e a distribuição dos trabalhos, o desempenho da unidade melhore.

Durante a visita, foi constatada a necessidade de reforço à equipe, para atender a demanda e promover segurança pública à sociedade. Peterson chamou a atenção para a aposentadoria de dois escrivães no próximo ano.

O gestor da unidade, delegado Guilherme Rocha, afirmou que há a necessidade de manter, ao menos, nove escrivães para que o trabalho possa fluir sem sobrecarregar os profissionais. “E o Sindicato dos Escrivães vai levar essa demanda à Diretoria da Polícia Civil”, afirmou o presidente Peterson.

Distante de Cuiabá a 450 quilômetros, Pontes e Lacerda, está na região do Vale do Guaporé, e tem 52 mil habitantes.