COMUNICADO Nota de Pesar: Julia Zomer Continue Lendo

Diretoria conhecerá sistema de gravação em vídeo das oitivas e interrogatórios de Rondônia

19/10/2018

Comitiva também visitará Comodoro e Pontes e Lacerda

Membros da Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Civil – Anepol, os diretores do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – Sindepojuc estarão em Vilhena, na próxima semana, para conhecerem o sistema de gravação em vídeo das oitivas e de interrogatórios utilizados pela Polícia Judiciária Civil de Rondônia.

Além de Davi Nogueira, a comitiva do Sindepojuc será composta também pelo diretor financeiro Osiel Araújo e o advogado Fabiano Zanardo. Eles visitarão os profissionais escrivães de Comodoro e de Pontes e Lacerda. A agenda que faz parte do cronograma de ações para manter a aproximação com os profissionais da região. Momento em que discutem questões importantes como a do sobreaviso; adicional noturno e outros assuntos pertinentes à classe.

“Pedimos a colaboração e participação de todos, independentemente de serem filiados ou não”, destaca o presidente do Sindepojuc, Davi Nogueira, ao alertar a importância da união de forças para o fortalecimento da categoria.

Quanto ao sistema de gravação em vídeo das oitivas e interrogatórios, a reunião ocorrerá no próximo dia 24, em Vilhena, e contará com o apoio de uma equipe técnica indicada pela delegada Geral de Polícia Civil, Walkyria Vieira Boaventura Manfroi.

“Encaminhamos um oficio à Diretoria Geral da Polícia Civil de Rondônia demonstrando interesse em nos deslocar até Porto Velho se necessário fosse, para conhecer o sistema, porém, a Dra. Walkyria gentilmente se dispôs a deslocar uma equipe de técnicos até Vilhena para nos atender”, relata Davi.

O contato com a Diretoria Geral da Polícia Civil de Rondônia, ocorreu por intermédio do escrivão Osvaldo Barros da Silva, presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Rondônia.

“O Osvaldo nos compartilhou sobre a implantação do sistema de gravação de vídeo das oitivas e interrogatórios, ainda em fase de teste, e o Sindepojuc de Mato Grosso tem interesse em conhecer. Por isso, vamos aproveitar a viagem para Pontes e Lacerda e Comodoro para ir até Vilhena trocar experiências e trazer informações sobre essa novidade para nossa classe”, explicou Davi.

Ele argumenta a importância em conhecer o sistema na prática, verificar como será o trabalho do escrivão e as perspectivas do escrivão e demais profissionais nessa sistemática. Destaca que há informações preliminares de que é um sistema simples, de baixo custo, sendo possível implantar em todas as delegacias.

“Já entramos em contato com o Ricardo, do GEIA, e o mesmo relatou que tem conhecimento de que estão desenvolvendo esse projeto em Rondônia e que há conversas com os programadores do sistema para troca de informações e compartilhamento de tecnologias e que, portanto, apoia nossa iniciativa de conhecermos o projeto in-loco”, concluiu Davi.

O GEIA é um conjunto de sistemas criado exclusivamente para otimizar o trabalho da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, sob o comando do escrivão e gerente da Fábrica de Software, Ricardo Rodrigues Barcelar.

 

Itimara Figueiredo

(65) 9952-1211

Jornalista - DRT 815MT