Diretores do Sindepojuc MT participam do Congresso da Cobrapol

22/11/2021

Congresso comemorou os 30 anos da confederação

Acompanhado do primeiro-secretário Zenan Coutinho, o presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – Sindepojuc-MT, Juliano Peterson, participou do XX Congresso da Cobrapol, em Campo Grande/MS, nos dias 18 e 19 de novembro. Numa iniciativa da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis, evento que marca os 30 anos da Cobrapol, presidida por André Gutierrez, aproximando os profissionais de todo o país.

“Nos 30 anos da Cobrapol há muito que comemorar. A confederação se tornou uma força atuante da classe trabalhadora policial civil sob a presidência do André Gutierrez, sendo de grande importância, dentre outros, na condução da reforma previdenciária aos estados, o que possibilitou que os sindicatos mobilizassem suas bases e articulassem a manutenção da aposentadoria policial. Ao mesmo tempo, a Cobrapol se posicionou contra a PEC 32 e suas ações ajudaram a evitar prejuízos incalculáveis ao serviço público”, disse o presidente Peterson.

Para ele, a entidade tem feito a diferença na garantia dos direitos da categoria. “Em tempos difíceis, em que o servidor público é visto como detentor de privilégios, a Cobrapol se consolida como uma de nossas maiores defesas frente aos ataques contra nossos direitos. Nesse Congresso, a diretoria do Sindepojuc pôde se atualizar quanto às articulações realizadas em Brasília e os possíveis desafios que iremos enfrentar no próximo ano. Foi muito importante para todos!”, destacou.

Dentre os temas abordados, Peterson citou o empoderamento político dos policiais civis, que converge com os interesses da diretoria do Sindepojuc, e a tentativa de impor a quarentena eleitoral às forças de segurança. “A atuação de todos será importantíssima para evitar esse descalabro contra o serviço público e o enfraquecimento de todas as categorias”, ressaltou.

Zenan Coutinho ressaltou a importância do evento. “Essa foi a minha primeira participação num congresso enquanto representante do Sindepojuc. A gente vê que a categoria de policiais civis caminha com o mesmo objetivo, mesma linha, isso acaba fortalecendo mais. Esse congresso demonstrou a boa relação com as federações. O Sindepojuc mantém bom relacionamento com todos representantes em defesa dos ideais da classe, a exemplo da derrubada da PEC 32. O tema do congresso ‘Trabalhadores da Polícia Civil’ me marcou bastante porque, muitas vezes, as pessoas pensam que polícia não é trabalhador. Mas, somos trabalhadores e precisamos lutar pelos nossos direitos”, destacou Coutinho.

Também estiveram em pauta ações contra a PEC 32, que trata da Reforma Administrativa, em tramitação na Câmara dos Deputados; os impactos que poderão ocorrer caso a PEC 23/2021, conhecida por PEC dos Precatórios seja promulgada, que conforme explicação da Dra. Maria Lúcia Fattorelli, por vídeo, trata-se de mais um complexo texto jurídico-contábil que visa reduzir os direitos sociais da população e beneficiar os financistas e banqueiros.

“Temos muito trabalho pela frente e, a nosso favor, o comprometimento das lideranças sindicais, a coordenação de federações fortes e a consolidação de nossa Confederação como protagonista no debate político em defesa de nossa categoria em âmbito nacional. A FEIPOL-CON estará na composição dessa luta e sempre buscando aperfeiçoar as ações, organização e coordenação dos trabalhos de representação classista dos Policiais Civis do Brasil”, disse a presidente da FEIPOL-CON, Marcilene Lucena.