COMUNICADO Nota de Pesar: Julia Zomer Continue Lendo

Delegados aderem à luta de escrivães pelo fim de sobreaviso

18/09/2017

Sindepojuc atua em defesa do cumprimento da carga horária normal e a regulamentação do sobreaviso. Agora, contará com o apoio de delegados pelo fim da jornada de trabalho após expediente

Pelo fim ou regulamentação do sobreaviso, jornada extra de trabalho que faz parte da rotina de trabalho nas delegacias de Mato Grosso, os delegados aderiram a essa luta antiga do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil ??? Sindepojuc. Através do Sindicato dos Delegados ??? Sindepo, a categoria recorreu à diretoria da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso ??? PJCMT exigindo providências em 15 dias. Sem resposta, a partir desta segunda-feira (18.09), passa a atuar apenas no horário legal de trabalho, cumprindo a jornada de 40 horas semanais.
Essa decisão reforça a luta do Sindepojuc, em defesa dos escrivães, que tenta acabar ou regulamentar o sobreaviso. Objetivo é resguardar os direitos do servidor, maior prejudicado com a excessiva carga horária de trabalho, que afeta a vida social e a saúde. 
O presidente do Sindepojuc, Davi Nogueira, destaca a decisão como mais um reforço para chamar a atenção do governo sobre o problema. Garante que a novidade de os delegados manifestarem a vontade de não cumprir mais o sobreaviso endossa a luta pelos direitos adquiridos. Alerta que sem a regulamentação do sobreaviso, o estado pode parar, pois não há efetivo suficiente para o cumprimento apenas da jornada legal, ou seja, mesmo durante a folga os servidores precisam ficar atento às ocorrências nas delegacias. 

????? uma luta antiga dos escrivães, que não tinha o apoio dos delegados, pois iam contra nossos anseios. Inclusive, à época usaram de todos os meios para impedir que os escrivães pudessem usufruir do direito de descanso. Mas, agora, percebem que temos razão e precisamos regulamentar o sobreaviso pelo bem de todos. Por isso, é importante esquecer as divergências do passado, unir forças para conseguirmos regulamentar essa questão???, afirmou Davi Nogueira, ao alertar que a carga horária excessiva prejudica a saúde dos policiais e o convívio familiar.


DECIS??O ??? O pedido do Sindepo foi protocolado à diretoria no dia 17 do mês passado. Nele, aponta como grave o problema do sobreaviso, porque acabam ultrapassando o tempo legal para agilizar as tarefas nas delegacias. Diferente do que prevê o Estatuto da PJC, no artigo 173, que diz que a duração normal de trabalho não será superior a oito horas diárias ou 40 horas semanais.
Esse movimento também ganha força de maneira individual. Alguns delegados já oficializaram o desejo de não manter o sobreaviso. Dessa forma, as ocorrências deverão ser encaminhadas à delegacia mais próxima e que tenha plantonista.


ITIMARA FIGUEIREDO ??? Assessoria de Imprensa
Fones: 3028-5224/ 99952-1