COMUNICADO Nota de Pesar: Julia Zomer Continue Lendo

Comissão especial vai averiguar número de efetivo das categorias que compõem a PJC

03/08/2017

Diretores do Sindepojuc farão parte desse grupo de trabalho. Estudo vai subsidiar possível alteração do PL 407/2010 e da Lei 7.035/2003

A pedido do Sindicato dos Escrivães de Polícia Civil de Mato Grosso ??? Sindepojuc, a diretoria da Polícia Judiciária Civil ??? PJCMT instaurou uma comissão especial para analisar o número de efetivo necessário para atender a demanda da instituição. O resultado dessa pesquisa vai subsidiar a possível alteração do PLei 407/2010 e da Lei 7.035/2003, que trata sobre o efetivo das três categorias que compõem a PJC em Mato Grosso: delegados, escrivães e investigadores. Prevê, ainda, a criação do primeiro concurso público para o suprimento de vagas atinentes à função administrativa.

Além de integrantes do Sindepojuc, essa comissão será composta por membros dos sindicatos dos Delegados ??? Sindepo e dos investigadores Siagespoc. A determinação foi publicada na Portaria 33/2017, assinada pela delegada Geral substituta da PJC, Silvia Maria Pauluzi, no dia 21 de julho, em atendimento ao protocolo 180.235/2017, solicitado pelo Sindepojuc, que é comandado pelo escrivão Davi Nogueira.

Ele explica que o estudo é necessário para detectar se o número de servidores está condizente com a realidade da PJCMT. Davi alerta que o sindicato já identificou que há anos o número de vagas para investigadores nos concursos é sempre maior em relação de escrivão. Enquanto, que a metodologia de investigação adotada pela Polícia Civil é a cartorizada, ou seja, demanda mais servidores trabalhando nos cartórios do que nas ruas.

???Entendemos que esse processo está invertido. Ou retira a investigação de dentro dos cartórios, ou traz mais servidores para trabalhar neles, sendo necessária a inversão da ordem nos concursos, ao invés de contratar mais investigadores, tem que ser mais escrivães. Essa fato é perceptível nas delegacias, pois há um número muito grande de escrivães ad hoc e estagiários auxiliando em decorrência da falta de escrivães concursados para atender o mínimo necessário???, afirmou Davi, ao comemorar a instauração da comissão e salientar que a expectativa é que esse trabalho seja finalizado antes do próximo concurso.

De acordo com a delegada de Polícia, chefe de gabinete da PJC, Cleibe Aparecida de Paula, compõem a comissão os seguintes membros: Wagner Bassi (presidente do Sindepo); Juliano Peterson da Silva e Jannaína Paula B. Souza Silva (diretores do Sindepojuc); Edileusa Afonso de Mesquita e Jean Cassio de Oliveira (Siagespoc)

Mais informações

Assessoria de Imprensa

Fones: 99952-1211