Comissão de Segurança da ALMT recebe reivindicações dos escrivães de polícia

01/06/2023

Diretores do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – Sindepojuc/MT expuseram a situação da categoria e reivindicaram apoio do deputado estadual Elizeu Nascimento, presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMT, durante visita, ontem (31/05), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

De acordo com o presidente do Sindepojuc, escrivão Juliano Peterson, o apoio do deputado é importante para o encaminhamento dos assuntos sensíveis da classe.

“O Sindicato dos escrivães têm interesse na aproximação com as lideranças políticas de nosso estado. Ano passado, realizamos diversas reuniões com a diretoria da Polícia Civil, secretário de Segurança, deputados e com o próprio governador. Agora, buscamos apoio para assuntos que interessam a Polícia”, disse o presidente do Sindepojuc.

Um dos assuntos tratados foi a modernização do cargo e atualização das atribuições contidas na Lei Complementar 407/2010. “A mudança das atribuições é de fundamental importância. O que temos hoje remonta aos anos 1990, quando a polícia civil sequer pensava na informatização”, mencionou Peterson.

Os diretores também mostraram ao deputado Elizeu a necessidade da convocação de novas turmas do concurso público. “Estamos na iminência da nomeação de novos escrivães de polícia. Sabemos que, para isso, o governo deve fazer previsões orçamentárias em um ambiente econômico instável e de redução de receita. Mas, nesse momento, passamos por uma crise no efetivo que leva o servidor a um sofrimento físico e mental enorme. Temos cerca de 40 escrivães aposentados todos os anos e uma turma de 120 novos servidores não supre a necessidade da instituição”, argumentou o presidente.

O deputado Elizeu se comprometeu com as reinvindicações dos sindicalistas e afirmou que, por ser o único representante da Segurança Pública na Assembleia Legislativa, defenderá os interesses dos policiais na Casa e buscará sensibilizar o governo.

Participaram da reunião a vice-presidente Cecília Monge e o secretário Zenan Coutinho, além do escrivão de polícia Diego Arruda, lotado na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá.

Fone 3028-5224