Cofundadora relata sobre vivencia à criação do Sindepojuc

07/07/2021

?Foi árduo, mas glorioso! Iniciava ali uma nova fase para a categoria e, ao longo desses anos, cada gestão fortaleceu mais o nosso sindicato?

Lotada na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Crianças, Adolescentes e Idosos de Rondonópolis, Olga Eliane Pinto Santos, 32 anos de carreira, formada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Mato Grosso e Direito pelo Cesur, é cofundadora do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil – Sindepojuc/MT. Sem medir esforços, atuou de forma incansável ao lado de Silbeni Conceição de Amorim Pereira para consolidar a criação do sindicato há 27 anos. Nesta entrevista, o Sindepojuc segue fazendo o resgate da sua história, sob o olhar de quem vivenciou toda a luta, não mediu esforços e segue firme atuando em defesa da categoria. Sim, ela acaba de ser eleita Conselheira Fiscal da entidade. Confira o bate papo com Olga Eliane.

Relembrando todas as ações, altos e baixos, enfrentadas até à criação definitiva do Sindepojuc. De onde vinha tamanho empenho para ajudar a viabilizar o sonho dos escrivães?
Olga - O início da divisão do sindicato foi um ato de coragem e fé, haja vista que éramos poucos e desacreditados. Portanto, cansados de não fazer a diferença e de não ter voz e nem autonomia nas decisões. Então, optamos por enfrentar uma nova batalha com o objetivo de vencermos, sermos reconhecidos como policiais e de termos representatividade em defesa dos nossos direitos.

Foi um momento difícil em que a senhora define como coragem e fé?
Olga - Exatamente. Muita coragem e fé! Lembro outro fator que nos incentivou a tomar essa decisão, que nos deu coragem para enfrentar os desafios, foi o fato de sermos minoria. Sempre éramos vencidos e nenhuma outra classe nos representava, apesar de estarmos sindicalizados. Porém, sem expectativas de dias melhores para a nossa categoria.

Lutavam por vez e voz, autonomia era o foco, daí a motivação para criar o próprio sindicato?
Olga - Sim, ajudar o sindicato é um trabalho que gosto muito. Quando a Silbeni propôs o desmembramento do sindicato, não tive dúvidas, me empenhei em ajudá-la no que fosse necessário para nos tornarmos fortes nessa longa caminhada. Foi árduo, mas glorioso! Iniciava ali uma nova fase para a categoria e, ao longo desses anos, cada gestão fortaleceu mais o sindicato. É lógico que tivemos ganhos e perdas também, muito aprendizado, muitos avanços.

Se sente realizada por fazer parte dessa construção?
Olga - Com certeza, após 27 anos de temos um novo sindicato. Uma nova forma de caminhar, sempre com ações que dão visibilidade para o futuro da categoria. Sinto-me gratificada em poder colaborar na maioria das gestões, nos enfrentamos políticos para a valorização da categoria.

Um verdadeiro sonho, que deu autonomia à classe?
Olga - Sabíamos que um dia iríamos ser respeitados; que o nosso sindicato teria credibilidade e, acima de qualquer coisa, representatividade e, isso, em âmbito nacional, com a Carta Sindical conquistada recentemente na gestão do Davi Nogueira, uma grande conquista. Fazer parte dessa mudança, desses avanços, me faz crer que nada foi em vão, nos fortalecemos e, hoje, temos condições de lutar pelos nossos direitos, a exemplo dos enfrentamentos às ações governamentais que tentam inviabilizar os direitos da categoria.

Como avalia a atual gestão, na qual a senhora foi eleita conselheira?
Olga - De grandes expectativas. Creio que assim como o Davi fez muito, o Peterson fará também uma boa gestão, com proatividade em defesa da classe. Reafirmo meu compromisso de ajudar cada vez mais. Podem contar comigo no que for necessário. Amo o que faço. Amo minha profissão e desvanecer jamais. Juntos somos mais fortes!!!

Como se sente vendo esse avanço com a nova sede ao lembrar como foi a primeira sede do sindicato?
Olga - Nossa! Muito feliz. Lembrar que a nossa primeira sede era uma casinha alugada sem nenhuma estrutura, sem móveis, computador, telefone, etc... Agora, vamos para uma sede com toda estrutura administrativa e de alvenaria. É muita felicidade acompanhar esse avanço que a categoria alcançou com muita luta porque nada veio de graça, mas é fruto da garra e força de vontade em fazer o melhor!

Mais um sonho realizado?
Olga - Sim, um dos sonhos da categoria está sendo realizado, uma sede com mais conforto e muito moderna, planejada depois muitas reuniões e opiniões, mas que está se consolidando. A classe almejava por uma sede ampla e que pudesse satisfazer a categoria e aí está! Todo planejamento iniciou-se na gestão do Davi, para ser finalizada com o Peterson. Mais um objetivo alcançado, entre tantos outros. Graças a nossa coragem e fé!!!