COMUNICADO Nota de Pesar: Julia Zomer Continue Lendo

Cinco de Novembro - Dia do Escrivão

05/11/2018

A importância do escrivão de polícia à sociedade

 

No Dia do Escrivão, 05 de novembro, o Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil homenageia cada profissional que exerce com maestria o seu trabalho em defesa da Segurança Pública de Mato Grosso. A data foi estabelecida pela Lei 7.466/2001, uma forma de reconhecimento à categoria que compõe a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso - PJCMT. Nesta data especial, a diretoria do sindicato, sob o comando do escrivão Davi Nogueira, destaca os avanços e o comprometimento de melhorias à categoria.

A valoração desse trabalho também é reconhecida por outros órgãos. Nesta matéria, o Sindepojuc fez questão de ouvir a opinião de autoridades sobre a importância do escrivão à sociedade mato-grossense. Veja abaixo o que pensa o governador Pedro Taques; o governador eleito Mauro Mendes; o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos; o presidente da Assembleia Legislativa - ALMT, deputado Eduardo Botelho; o delegado Geral PJC, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi; o procurador-Geral de Justiça - Mauro Benedito Pouso Curvo.

 

“Queremos agradecer o empenho e dedicação de cada servidor escrivão, que não mede esforços para exercer o trabalho com qualidade e respeito à população. Sabemos que a luta é árdua, porém já registramos muitos avanços. Todos estão de parabéns e o sindicato à disposição para bem atendê-los cada vez mais”, reconhece Davi Nogueira.

 

Governador Pedro Taques – “O escrivão de polícia tem um papel fundamental na segurança pública. Ele é parte essencial do trabalho investigativo, atuando lado a lado com outras carreiras da Polícia Civil. 

Muitas vezes é o primeiro profissional com quem uma pessoa tem contato após ter sido vítima de uma agressão. Esses profissionais são o próprio Estado auxiliando e amparando o cidadão num momento delicado, ajudando a levar o caso à Justiça.

Comprometido com a melhoria da segurança pública, nesta gestão convocamos novos profissionais, incluindo escrivães, e garantimos o pagamento de aumentos reais previstos na Lei Complementar 565/2015. 

A todos escrivães quero render minha homenagem, respeito e gratidão pelo trabalho desenvolvido pelo Estado de Mato Grosso. Os índices mostram e a população reconhece a melhoria da segurança pública. Temos um aumento na confiança dos trabalhos desempenhados nesta área. Meu muito obrigado!”

 

Governador eleito Mauro Mendes – "Quero manifestar meus cumprimentos aos escrivães de polícia, servidores que prestam relevantes serviços à população. Sabemos que a Segurança Pública é um dos setores que requer muita atenção e investimento pesado. A nossa gestão que se inicia em 2019 terá a dura missão de equilibrar receita e despesa para fazer sobrar dinheiro para investir na Segurança Pública. Vamos precisar do esforço de todos e tenho certeza que os escrivães serão nossos grandes parceiros nessa empreitada. Para isso, terão nosso total apoio para que possam trabalhar em condições dignas e com seus direitos garantidos. Juntos, poderemos contribuir para a mudança que Mato Grosso precisa. Parabéns a todos os escrivães pelo dia especial!”

 

 

Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos – “A efetividade do trabalho do escrivão da Polícia Judiciária Civil, assegura a boa atuação do PJ e consequentemente o retorno dos serviços públicos, de forma adequada à sociedade. Estão de Parabéns!”

 

 

 

 

Presidente da Assembleia Legislativa - ALMT, deputado Eduardo Botelho – “Em nome do Poder Legislativo parabenizo os escrivães de Polícia Judiciária Civil que exercem importante trabalho em defesa da Segurança Pública de Mato Grosso. Neste dia festivo quero exaltar a luta da categoria e os avanços obtidos. Reafirmo, ainda, o compromisso da Casa de Leis de atuar em defesa dos servidores públicos, garantindo seus direitos e aprovando leis que promovam melhorias ao setor e, consequentemente, qualidade de vida aos mato-grossenses. Nossas reverências a todos os escrivães!”

 

Secretário de Estado de Segurança Pública -  Gustavo Garcia Francisco - “A carreira de escrivão é fundamental para o fortalecimento do sistema de justiça criminal, cumprindo um papel imprescindível nas investigações policiais, por meio da análise de dados, formalizações de atos e custódias das provas. Os escrivães desempenham suas atividades em defesa da sociedade, atuando em conformidade com a lei e com a Constituição Federal para garantia dos direitos fundamentais, sendo assim, registro toda minha admiração pelos escrivães em razão do profissionalismo e, sobretudo, pelo compromisso em atender à sociedade com eficiência”.

 

Delegado Geral PJC, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi - “Temos 694 escrivães ativos hoje na Polícia Civil. Número que nem de perto reflete a necessidade da instituição, perante o tamanho do papel que desempenham todos os dias nos cartórios das delegacias de polícia. O escrivão é o principal responsável pela formalização da investigação criminal. Com zelo e comprometimento atua na busca de provas para materializar o inquérito policial enviado à Justiça”.

 

Procurador-Geral de Justiça - Mauro Benedito Pouso Curvo – “Entre outras atribuições, os escrivães são responsáveis pela formalização do Inquérito Policial, peça fundamental para a propositura da ação penal. O Ministério Público conta com o trabalho de toda a Polícia Judiciária Civil para desempenhar o seu papel na promoção da Justiça. Nesta data, não poderíamos deixar de parabenizar e enaltecer o trabalho realizado por todos os escrivães no Estado de Mato Grosso!”.

 

Presidente da OAB/MT - Leonardo Pio da Silva Campos – O escrivão de polícia, no bojo dos profissionais essenciais à administração da Justiça, é uma delas. Uma profissão brilhante, com várias décadas de existência que faz a máquina judiciária girar. É o escrivão que atentamente faz o inquérito correr, tramitar. Portanto, é uma função essencial de auxiliar da Justiça, uma peça fundamental no ordenamento jurídico. Parabéns a todos esses servidores!”

 

 

DIA DO ESCRIVÃO - A data 5 de novembro foi instituída como o Dia do Escrivão de Polícia, por ser também o dia que nasceu Ruy Barbosa, um dos mais renomados escritor, poeta, professor, jurista e senador da República do Brasil. 

O Escrivão de Polícia é o responsável pela guarda, preparo e encaminhamento do Inquérito Policial a Justiça. É peça fundamental e imprescindível ao bom trabalho de atividade de polícia judiciária. Também é um dos responsáveis pela formalização da investigação criminal, atuando de forma direta na produção e materialização de provas nos autos do inquérito policial.

 

Itimara Figueiredo

(65) 9952-1211

Jornalista - DRT 815MT