Bustamante recebe presidentes para tratar sobre reestruturação de cargos

07/12/2021

Escrivães e investigadores articulam apoio pela aprovação do projeto

Mais uma rodada debate foi realizada pela aprovação do projeto que prevê a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS, dos escrivães e investigadores de polícia civil. O encontro foi feito na Secretaria de Segurança Pública – SESP, nesta segunda-feira (06), quando o secretário Alexandre Bustamante recebeu os presidentes dos sindicatos Juliano Peterson (Sindepojuc) e Glaucio Castanõn (Sinpol).

Receptivo à proposta, Bustamante informou que nos próximos dias o projeto passará pelo crivo da Casa Civil. “Tivemos o prazer de receber os dirigentes sindicais, dos escrivães e dos investigadores, para debater diversas ações, inclusive, a reestruturação da carreira. Esse projeto já voltou para a diretoria da Polícia Judiciária Civil, para últimos apontamentos e depois será encaminhando à Casa Civil para a análise política do governo”, afirmou o secretário Bustamante, ao assegurar que os servidores da Segurança Pública já podem tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, uma vez que a vacina está disponível nos postos de vacinação, e não precisa de agendamento.

De acordo com o presidente do Sindepojuc, Peterson, a reunião foi positiva. “Sinpol e Sindepojuc continuam na articula pela reestruturação da carreira de escrivão e investigadores. Falamos com o secretário Bustamante que demonstrou apoio à nossa causa. Estamos juntos nessa luta e, em breve, esperamos dar boas notícias para todos”, destacou.

Castanõn também considerou satisfatória a reunião, com os esclarecimentos. “O secretário nos informou sobre os passos seguintes para esse projeto chegar à Casa Civil”.

Na semana passada, os sindicalistas receberam o apoio do deputado Eduardo Botelho (DEM), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa – ALMT, que assegurou intermédio junto ao governo à aprovação da proposta.

PCCS – A reestruturação do PCCS de escrivães e investigadores foi elaborada pela Comissão Especial para a Elaboração de Estudos para a Reestruturação das Carreiras de Escrivão e Investigador de Polícia Judiciária Civil e aprovado pelo Conselho Superior de Polícia, que é formado por diretores da PJC. Agora, a proposta será apresentada ao governo e prevê as seguintes alterações:

- Muda a terminologia “grau” superior por graduação superior;

- Reconhece os cargos de escrivão e investigador como técnico-científico;

- Estabelece como requisito para progressão à classe especial a comprovação de lotação por cinco anos no interior do estado (para quem for ingressar na PJC);

- Diminui os níveis de 10 para 8;

- Reconhece o tempo de serviço prestado às Forças Armadas para progressão de níveis;

- Apresenta proposta de tabela salarial e estudo de impacto.