COMUNICADO Nota de Pesar: Julia Zomer Continue Lendo
10/07/2017
Novo Regimento foi aprovado por unanimidade e entrará em vigor nos próximos dias, após revisão da ata e registro em cartório
Mais um importante passo foi dado ao fortalecimento dos escrivães de polícia civil de Mato Grosso. Após 23 anos, a categoria aprovou, por unanimidade, o novo estatuto com 116 artigos. A medida é o resultado da união de forças da diretoria do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil - Sindepojuc, comandada pelo presidente Davi Nogueira e de seus filiados, que envidaram esforços para analisar e formatar uma proposta eficiente e de acordo com a realidade desses profissionais.
A aprovação se deu em assembleia geral, com a presença de 49 escrivães, realizada na quarta-feira (05.07), no auditório do Hotel Veneza, em Cuiabá. Na oportunidade, Davi Nogueira explicou a importância da participação de todos nesse processo. Lembrou as dificuldades até chegar ao texto final e agradeceu o empenho de cada um, especialmente, dos membros da comissão especial criada especificamente para essa questão.
???O novo estatuto é, sem dúvida nenhuma, uma grande conquista e engrandece a nossa classe. Considero como um momento histórico, pois qualquer alteração estatutária de sindicato é difícil de fazer, pois exige muito empenho de dedicação da diretoria e dos filiados, tanto que a maioria dos estatutos em vigor de outros sindicatos está desatualizada. Por isso, é uma honra, uma conquista conseguirmos aprovar nosso novo regimento???, afirmou Davi, ao questionar que a categoria ainda seguia o estatuto criado na época da fundação do Sindepojuc, com apenas 50 artigos, e que não contemplava muitas questões.
???Agrademos os membros da comissão, inclusive, os do interior, que não mediram esforços para evoluirmos. Nosso estatuto ficou com texto coerente???, assegurou o presidente.
PRINCIPAIS MUDAN??AS - Dentre as novidades, está a autorização para criação da Associação dos Escrivães e, em breve, o Sindepojuc dará início à elaboração das providências necessárias à fundação.
- Também definiu que a assessoria jurídica passará a atender somente os filiados. Isto porque o atendimento aos familiares eleva, significativamente, o valor das despesas e que a prioridade, nesse momento, é a construção da nova sede. Essa questão poderá voltar à pauta futuramente.
- Novos filiados terão seis meses de carência para usufruir o atendimento jurídico;
- O mandato da diretoria passa a ser de três anos;
- O presidente e vice poderão se reeleger apenas uma vez;
- Para ter direito ao voto, o escrivão terá o período mínimo de 120 dias de filiação;
- Foi autorizada votação eletrônica;