Sindepojuc inicia processo eleitoral para próxima diretoria

15/01/2018

Também serão eleitos os gestores dos conselhos Fiscal e de Ética. Com novo estatuto, mandato será de três anos

O Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – Sindepojuc inicia os preparativos para a eleição da sua próxima Diretoria-Executiva. No próximo dia 30 será realizada assembleia geral para compor a comissão eleitoral. Podem votar os escrivães que se filiaram até 10 de dezembro de 2017.

Com as modificações no estatuto, paralelamente, serão eleitos os gestores dos conselhos Fiscal e de Ética. E o mandato que antes era de dois anos, agora passa a ser de três anos. Ainda está sob análise à opção de votação pela internet.

O presidente do Sindepojuc, Davi Nogueira chama a atenção sobre a importância do cumprimento do calendário eleitoral. E conclama a categoria a participar votando nas melhores propostas que visem o fortalecimento da instituição.

O período eleitoral será da seguinte forma: 09.02 – publicação do edital referente às regras da eleição; 20.02 - registro das chapas; 02.03 - publicação das chapas; 03.03 - início da campanha eleitoral; 03.04 - encerramento da campanha; 04.04 - eleição; 27.04 posse dos eleitos.

“É muito importante que nossos colegas filiados participem desse processo democrático, que vai eleger os gestores para comandar o Sindepojuc nos próximos três anos. Por isso, esperamos todos em assembleia geral, dia 30, para que possamos dar início escolhendo os membros da comissão especial, que vai acompanhar todo o processo eleitoral”, destaca Davi Nogueira.

No site www.sindepojuc.com.br/estatuto está disponível o novo Estatuto Social do sindicato, onde também serão publicadas as matérias sobre o processo eleitoral. Davi lembra que essa é uma ferramenta que facilita aos interessados em concorrer e ou acompanhar as ações com rapidez e comodidade.

ESTATUTO – Aprovado em assembleia geral no ano passado, o Estatuto Social rege sobre a administração do Sindepojuc, que deve ser exercida por delegação da Assembleia Geral por uma Diretoria Executiva, um Conselho Fiscal e um Conselho de Ética, integrados por escrivães da Polícia Civil filiados, compostos nos termos do estatuto.

Os cargos de presidente e vice-presidente, diretor financeiro e de patrimônio e seu vice são exclusivos aos escrivães filiados de forma ininterrupta, pelo período mínimo de três anos, não podendo o candidato estar no estágio probatório.

Os interessados em disputar uma vaga para a Diretoria Executiva devem apresentar chapa com a seguinte composição: presidente; vice-presidente; secretário-geral; vice-secretário-geral; diretor financeiro e de patrimônio; vice-diretor financeiro e de patrimônio. E mais três membros suplentes. A eleição será simultânea à escolha dos membros e suplentes dos conselhos Fiscal e de Ética.

CONSELHO FISCAL - O Conselho Fiscal será composto por três membros e igual número de suplentes, que escolherão entre si o presidente e o secretário, para exercer o controle externo da Diretoria-Executiva referente à contabilidade e ao patrimônio social do sindicato, emitindo parecer sobre os balancetes e prestação de contas dos diretores.

CONSELHO DE ÉTICA - O Conselho de Ética será composto por cinco membros e suplentes. A ele compete apurar as infrações; exercer o controle externo da Diretoria-Executiva em relação à conduta ética de seus integrantes, coletiva ou individualmente; bem como a função de Ouvidoria do Sindepojuc.

Fones; 3028-5224/ 99952-1211