Escrivães não mais se submeterão às escalas de sobreaviso

20/09/2017

Escrivães de Polícia não devem cumprir escala de sobreaviso, alerta sindicato

A mesma decisão abrange as outras duas categorias que compõem a PJC-MT, de delegados e investigadores

Sem resposta do Governo do Estado e em defesa dos direitos dos escrivães, o Sindicato dos Escrivães de Polícia Civil Judiciária -Sindepojuc orienta a categoria a não cumprir mais a escala de sobreaviso, ação que se tornou rotina no dia a dia de trabalho nas delegacias. Nesta quarta-feira (20.09), o presidente do sindicato, escrivão Davi Nogueira, encaminhou o Ofício 46/2017, ao delegado geral da PJC-MT, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, reafirmando a posição de repúdio a inércia do governo sobre essa questão.

Desde 2015, o Sindepojuc enfrenta o problema e protocolou o primeiro comunicado à Diretoria da Policia Civil sobre a excessiva carga horária, que prejudica a saúde e convívio social dos servidores. Essa luta ganhou força nesta semana, com a adesão de delegados e investigadores, que sem a devida regulamentação da carga extra de trabalho, também não cumprirão mais a escala de sobreaviso, ou seja, desempenharão as suas funções de acordo com a carga horária legal de 40 horas semanais.

No ofício, Davi Nogueira reafirma aos escrivães de polícia para não se submeterem as escalas de sobreaviso em razão de sua ilegalidade, até que esse regime de trabalho seja regulamentado pelo governo, prevendo compensação pela disposição integral do escrivão ao trabalho policial.

Davi chama a atenção sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas para resolver o problema. Relata que após o primeiro ofício, protocolado em janeiro de 2015 informando a decisão da classe, nenhuma providência foi tomada.

"Devido a inércia da diretoria da PJC em relação a esse assunto, o Sindepojuc, desde 2016, passou a fazer reuniões com os escrivães em todo Mato Grosso, instruindo-os em como proceder em relação ao sobreaviso. Também disponibilizamos essa informação no nosso site http://www.sindepojuc.com.br/comunicados.php. E, nesta semana, os delegados, que antes discordavam, agora, reconhecem a ilegalidade do regime de sobreaviso e aderiram à nossa luta. Portanto, não será mais cumprida essa escala até que o governo tome as devidas providências sobre a regulamentação", afirma Davi.

Assessoria de Imprensa Sindepojuc

Fone: 99952-1211 Itimara Figueiredo